<

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A MINHA SIMPLES HOMENAGEM

AOS "SOLDADOS DA PAZ"


Decorriam os anos sessenta.
Percorridas algumas milhas de Atlântico deu entrada em Coimbra o mais  elegante, gentil e exótico "moreninho" cabo verdiano e logo por minha irmã se apaixonou.
Curso acabado, casaram e abalaram de "armas e bagagens" para a linda vila da Lousã, onde o Alexandre, de seu nome,iniciaria a sua carreira de Regente Agrícola .
Aproveitando as parcas férias e a boa vontade dos nubentes, lá me refugiria sempre que possível pelo desejo premente da vida simples do campo.
Ansiosa e curiosa, logo pela manhã, acompanhava o meu cunhado e com ele calcorriava os mais encantadores caminhos da serra.
Conheci, palmo a palmo, os seus socalcos, os seus  descampados e arvoredos, os seus cheiros, as largas aberturas que serviriam de "contra fogo", quando ele surgisse nos quentes dias estivais.
Visitei algumas  das brancas e airosas casas dos "cantoneiros".
Banhei-me nas frescas águas dos vários e grandes  tanques pela serra espalhados e que abasteciam as avionetas que anualmente, no verão, tomavam conta do pequeno aeródromo da vila, salvaguardando as populações dos danos  provocados pelas altas e infernais labaredas.
Era nessa pitoresca serra que, eu e o Alexandre, serpenteando num jipe verde escuro uma estradinha de uma só direção, entregávamos  a jorna aos punhados de homens nela espalhados. trabalhando laboriosamente na sua limpeza e manutenção.
E porque de tudo isto me recordo,..não poderia, nunca, esquecer um dia de incêndio vivido por toda uma comunidade.
A azáfama era geral.
Bombeiros e avionetas na serra, o inferno combatendo  e civis, de mangas arregaçadas, colaborando e levando o máximo de conforto ... leite e mantimentos que as mulheres, em suas casas cozinhavam.
Tempos de parcos recursos... mas  plenos de SOLIDARIEDADE.
 
NelaCurado

1 Comentários:

Blogger RI-RI disse...

Associo-me à justa homenagem.

4:03 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org