<

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TUBARÃO COM MEDALHÃO PORTUGUÊS


Tubarão na Malásia escondia medalhão português do século XIII

A descoberta está a espantar tudo e todos: uma doméstica residente em Klebang, na Malásia, decidiu comprar um tubarão bebé no mercado local para cozinhar um prato para o marido.
No entanto, ao abrir o animal deparou-se com um histórico medalhão, que os especialistas dizem ser português. Tem 7,4 centímetros de diâmetro e dez gramas de peso.

“Comprei dois tubarões no mercado e descobri o objecto dentro do estômago de um dos peixes”, disse a mulher de 47 anos ao jornal ‘Malaysia Star’.

Suseela Menon ficou surpreendida com o artefacto do século XIII, atribuído ao período em que D. Dinis era rei, dado a peça conter o rosto de uma mulher com uma coroa, que se crê ser da Rainha Santa Isabel, esposa de ‘O Lavrador’.

Na outra face está um crucifixo com a inscrição ‘Antoni’.

A explicação para a presença de relíquias nacionais nas águas asiáticas prende-se com o período dos Descobrimentos e a passagem, no século XVI, de caravelas e naus portuguesas.

Na sequência do achado, a mulher limpou-o e guardou-o numa caixa, ao passo que o marido recusou comer o prato pela conotação religiosa do medalhão. Mais: entendeu o feito como “uma bênção para a família”.

in Correio da Manhã

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org