<

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ESTAMOS NO VENTO

FERNANDO NAMORA (1975)

Que olhos tem um homem de cinquenta anos para ver a nova face do mundo?
Olhos passivos, imigrantes de um passado que não compreende como subsiste, olhos de fadiga. Ou ressentidos, o silêncio a velá-los, calados por um indefinido sentimento de culpa. Ou de uma estonteada e complacente curiosidade, de quem viaja por um universo alheio. Ou ferozes, querendo ignorar o que os novos parâmetros exigem, sentindo a mudança como uma agressão que lhes é dirigida, ferocidade que é medo do amanhã, o medo, afinal, que também se apercebe nos que se julgam ameaçados pela sobrevivência dos dias de ontem e o exprimem pela senha com que tentam apressar o futuro. Nesse olhos pode ainda arder a euforia do renovo, a sedução do risco, o acerto com o tempo, pois um frutuoso meio de permanecer dinâmico é pôr-se em causa incessantemente, é o gosto de ir em diante agindo, já que o fazer modifica o ser, reconstruindo-o, reanimando-o.
Mas vir de longe e para longe, enquanto perduram na alma as raízes de onde se veio, é pelo menos, atravessar um exílio.
Um homem vive para uma certa ideia de felicidade, seu supremo objectivo, assume-a como um combate, como uma espécie de "espaço vital" que é preciso defender dos opositores, também eles com o seu "território" a demarcar e a zelar, reajustando-a a sucessivas circunstâncias metamorfoseadas e metamorfoseadoras e , por último, pode ver-se desembocar num universo hostil, embora gerado pelas suas mãos. Um universo onde todos os espelhos lhe devolvam um rosto de solitude e onde as representações simbólicas das incompatibilidades se multiplicaram até à frustante confusão. Não é fácil viver entre dois sistemas.
Será o mesmo que ter duas vidas em simultaneidade, o mesmo que uma guerra civil, de todas a mais dilacerante: a que obriga a apontar as armas contra o próprio coração.
............
............

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org