<

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AMAZÓNIA

"ÍNDIOS IANOMÂMIS"

HÁ MAIS DE 1OO TRIBOS SEM CONTACTO




Até ao fim do século XX pensava-se que todas as tribos índígenas que viviam na floresta da Amazónia já tinham mantido contacto com a sociedade e que, por causa disso, um quinto tinha morrido com doenças transmitidas pelos garimpeiros.
No entanto, fotografias aéreas agora publicadas pela SURVIVAL INTERNATIONAL mostram um grupo de "ianomâmis"a viver em total isolamento no norte do Brasil.
Esta tribo será uma das mais de 1OO que os investigadores acreditam que existam ainda sem terem tido qualquer contacto com a sociedade: 7O viverão na floresta tropical do Brasil e 15 no Peru.

No Brasil há pelo menos 15OOO habitantes ao longo de 255 aldeias. Na Venezuela 12OOO.
Para este povo, a terra floresta, ou "hurihi", não é apenas um ponto a ser economicamente aproveitado, mas sim um organismo vivo... pulsante... integrado numa rede de relações cósmicas entre Homens e seres não humanos.

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Eu, que visitei a selva Amazónica e tive o privilégio de observar a magnificência da sua floresta, a pacatez dos seus habitantes, o ar mais puro da terra e o silêncio profundo da natureza depois do entardecer, fico pensando... e invejando, a passagem serena das horas, dos dias e dos anos naquelas terras...tão longe da devassidão humana.

6:47 da tarde  
Anonymous AFS disse...

Deixa la que a culpa ainda deve ser dos portugueses que por la andaram e que trouxeram de la as coisas a nado, ha mais de 400 anos.

7:16 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org