<

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

NOTICIA TRISTE - Faleceu ha dias o RAMIRO LOPES



Só agora tive conhecimento do falecimento na semana passada do Ramiro Lopes, companheiros do Bairro e mais tarde ligados numa actividade profissional.
Ramiro Lopes esteve em jovem no Cafe Caravela do Sr Silva. Tambem nos seus tempos livres alinhava nos Apaches. Intervalando com os serviços de cafe, ocupava o seu tempo a estudar, tendo assim feito o 2º ciclo do liceu.
Foi voluntario Especialista da Força Aerea, no tempo do Fernando Beja, do Jorge Rosa, do Carlos Alberto e do Rogerio Teixeira. Cumpriu missão na Guine em Biassalanca.
Mais tarde, ligado ao ramo do Ar Comprimido e minas, foi empresario na Madeira, responsavel pelos tuneis de agua que abastecem o Funchal. Associativamente foi presidente do União da Madeira num mandato anterior ao aparecimento de Jaime Ramos que levou o União à 1ª Divisão.

Em pé : Alvaro Pastilha,Carlos Alberto,Fernando Beja, Altenor (Nônô ), João Matias, ???, Jorge Pombalinho,irmão do J. Matias e Fernando Branquinho.
Em baixo: Ramiro Lopes, Pedro Ministro, outro irmão do J. Matias e Polibio Serra
Á frente: Jorge Madeira

Regressou ao continente tendo mantido a sua actividade empresarial. Nos ultimos anos estabeleceu uma empresa com o filho em Cabo Verde, donde tinha regressado a Portugal para se tratar.
Doença incuravel vitimou-o, com a celebre doença dos mineiros, de uma actividade de que era descendente.

Em 2008 Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa
Ramiro dos Santos Lopes
63 anos, Cabo Verde
Sector de Actividade: Indústria/Turismo
O candidato ao longo da sua carreira em Cabo Verde e após algumas dificuldades, trabalhou na área de Engenharia de Minas, Geológica e de Explosivos.

Foi consultor de alguns projectos imobiliários e autor de estudos geológicos e geotécnicos de algumas obras. Empresário em nome individual, com projectos na indústria e no turismo.

Etiquetas: ,

12 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

há aqui algum equivoco,pois o que se comenta é sobre o António ; o Ramiro não andou pela Madeira:)
... a idade não perdoa ... daí as confusões:)
abç
Chico

6:30 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Suponho não o ter conhecido... mas lembrando os meus amigos que já partiram, associo-me ao pesar dos que com ele conviveram.

7:33 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

O meu abraço solidário para com toda a família e amigos.

8:06 da tarde  
Anonymous AFS disse...

Pois a idade não perdoa não.
Andaram os dois na Madeira, tendo sido ate o Ramiro que em 1982 (???) levou os irmãos Antonio e Carlos ( Pistolas) bem como os pais e as irmãs Maria e Lurdes para a Madeira.
O Antonio quando esteve no Bairro tambem na mercearia do Sr. Manuel era mais conhecido e em familia por Belarmino.
Viveram em Sto Antonio no Funchal, tendo o Ramiro adquirido varios apartamentos no Edificio America no Caminho do Amparo, onde instalou os pais, irmãos e cunhados. A irmã Maria foi para uma quinta em Santana, onde se dedicou à exploração horticola.
Era o gerente da Fundifer com a sede no Edificio America e da Polipedra na Fundoa.
Quando presidente do União da Madeira, disponibilizou os baixos do Edificio America para centro de massagens e tratamentos dos atletas e a lavandaria do Edificio para a lavagem dos equipamentos.
Quando terminou a Fundifer, iniciou a Tecnotunel, terminando os Tuneis de agua do Porto Novo e do Rabaçal, e a mini hidrica da Calheta . Quando terminou a Fundifer, cede pessoal, equipamento e parte de obras ao irmão Antonio ( Belarmino) e batiza-lhe a empresa de Tecnorocha a qual foi trabalhando com sucesso ate ser vendida à Const. do Tamega.
O Ramiro vem nessa altura 1990 para o Continente fazendo varias obras nos canais da Meimoa, Tunel de Ansião,canais da Barragem do Rossim, as minihidricas de Castro Daire, do Alfocheiro e Tuneis no Saneamento da Costa do Estoril e da Ribeira da Lage.
Em meados dos anos 90 insta-se em Cabo Verde com a Polinertes e desenvolve uns empreendimentos turisticos.
Por isso é verdade o que se afirma no post, sobre o percurso de vida do Ramiro Lopes.

4:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ooopssss:))
já cá não está quem falou:)
... o Antonio sempre me falou no singular ... daí o meu equivoco
... e já aqui estou desde 82
desculpa Alvaro:)
abç
Chico

ps: "isto" tem andado muito "morninho" :))

4:54 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

O sacana do velho tem boa memória...
Não há enxurrada que o leve!
Ehehehehehehehe!



Ai Chico, há outras maneiras de aquecer o ambiente...

7:49 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Subtil "trepa"!

9:23 da tarde  
Blogger Chico Torreira disse...

À família enlutada, os meus sentimentos.

Francisco Torreira da Silva

3:41 da manhã  
Blogger Chico Torreira disse...

Mais um choque para amortecer. Conheci muito bem o Ramiro na minha juventude e também estive com ele depois de regressar de Moçambique. Os meus Pais foram os padrinhos de casamento dele.
Sem dúvida nenhuma que esteve na Madeira.
Chico

3:47 da manhã  
Anonymous joadria disse...

conheci o senhor ramiro, e sua familia em portugal e em cabo verde na ilha de santiago, já trab para ele como secretária em sua pedreira. Trist saber de noticias dessas assim.

10:19 da tarde  
Anonymous joadria disse...

ele esteve na madeira sim, sua familia já morou ha anos la. sua esposa se hama maria judite . acompanhei a sua ida para cabo verde.

10:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Grande história de vida! A família ainda se encontra na madeira? Seria possível contactar com algum dos filhos do Ramiro? Era muito bom se se pudesse refazer toda a história de vida. É uma inspiração para muitos!

4:46 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org