<

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A ROTA DOS MERCADOSDA ALSÁCIA!!! A 8 DE DEZEMBRO 2O1O

COLMAR no Natal: uma cidade que parece saida dum conto de fadas!

A BOBBYZE TRAVEL & EVENTS AGENCY organiza de 3 a 8 de Dezembro proximo, a ROTA DOS MERCADOS DE NATAL DA ALSACIA.
Esta quadra festiva em Colmar reveste um caracter muito especial pois foi eleita como possuindo as melhores manifestaçoes de Natal do Mundo!! Basta irem ao site www.noel-colmar.com para terem uma pequena ideia do que se vive aqui no Natal!

Mas, para que nao se diga que o Bobbyzé està sempre "puxando a brasa à sua sardinha", aqui vai um excerto dum magnifico texto duma jornalista Portuguesa, publicado no quotidiano de maior expansao em Portugal, que se deslocou expressamente a Colmar para viver intensamente o Natal mais lindo do Mundo!

"Quando o Natal se aproxima, a cidade de Colmar, na Alsàcia, ganha uma magia muito especial!As casas, de cores variadas, as montras e as ruas iluminadas parecem recriar o ambiente fantàstico das aldeias dos contos de fadas.
E o ambiente das historias saidas da caneta dos irmaos Grimm, e sao as casas que imaginamos povoarem a aldeia onde, um dia viveram os irmaos Hansel e Gretel. Tem as casas de telhados de inclinaçao pronunciada e remates de madeira em tudo quanto é aresta e quina e também nas varandas - as famosas "colombages". E tem cor, muita cor. Proibidos mesmo so os tons minimalistas e escuros, como o negro. De resto, estao là todas as cores e tonalidades...Violeta, azul bébé, amarelo, rosa, tinto. O branco é dado pela neve, que nao estarà sempre a acompanhar as festividades com flocos suaves a cairem do céu, mas que, pelo menos nao abandona os cumes das montanhas que emoldura o vale rico e fértil, em cultura e tradiçao.
E um sitio onde o nome das aldeias, das vilas e das cidades revelam origem germânica, como o demonstram nomes como Kaysersberg, Turckheim, Riquewihr, Eguisheim, Neuf-Brisach, Munster...Mas é o sitio onde estas palavras se lêem com uma entoaçao e uma pronuncia que denuncia o Pais. e Munster é nao so nome de cidade, mas também o nome de um dos queijos mais famosos nao so na regiao como no Pais. Estamos, é claro, na França. Na França tao francesa quanto pode ser o Pais.

E em França, mas numa zona de fronteira, na regiao encravada entre a Alemanha e a Suiça, na melhor moldura para um conto de fadas, num famoso enclave reconhecido pela qualidade dos seus vinhos. Estamos na Alsàcia, que se durante todo o ano reune argumentos mais que suficientes para merecer uma visita - os lagos e as montanhas no verao, as vindimas no Outono, as estancias de ski no inverno -, tem no Natal e no mês do advento que o precede o pretexto final: os mercados de rua, as iluminaçoes, a cultura, a tradiçao e o artesanato, que impedem que as baixas temperaturas possam arrefecer o mais resistente e empedernido dos espiritos.

Turisticamente, a regiao é "vendida" como "o pais das estrelas de Natal". Sim, que ficou confirmado que as estrêlas têm uma pàtria. As estrêlas do céu e as estrêlas que iluminam os coraçoes de quem, com maior ou menor fé, deixa que o espirito do Natal aqueça o inverno. Pode ser so rivalidade de montras - para ver quem tem a mais bonita e surpreendente. Pode ser so mais uma formula para conseguir aproveitar a generosidade proverbial que assalta nesta época, e apelar ao consumo. Mas a verdade é que quem se "perder" em Colmar durante o mês de Dezembro vai-se perder entre os objectos cintilantes, as prendas originais, em artesanato puro e...por ultimo, mas mais importante ainda, em iguarias vinicas e na gastronomia.

As descriçoes dos contos de fadas ganham corpo em Colmar. E o Natal ganha forma, cor, sabor e cheiro. Colmar pediu emprestada uma das mais fortes tradiçoes alemas, e deixa-se de tal forma engravidar pelos seus mercados de Natal, que eles jà se confundem com as suas raizes. A cidade pode nao ter sido palco originàrio deste tipo de realizaçoes, mas isso pouco importa, se é em Colmar que se encontram alguns dos cenàrios mais apropriados para se reviver o tal conto de fadas. E nas ruas estreitas, pedonais, com um ar marcada e assumidamente medieval que estao as bases perfeitas."

********************************************************************************************
Do programa oficial que serà publicado ulteriormente, constam visitas aos Mercados de Natal mais importantes da Alsàcia como os de Colmar, Kaysersberg, Riquewihr e Estrasburgo.

Podem reservar os vossos vôos através da internet no site www.easyjet.com com partidas de Lisboa ou Porto para Basileia (Suiça).
Vinda a 3/12 e regresso a 8/12. Quanto aos hotéis, nao hà problema. Jà reservei 7 quartos duplos. Também jà està reservada uma carrinha FIAT SCUDO para 9 pessoas. Talvez seja preciso reservar 2 carrinhas. tudo dependerà das inscriçoes. Para qualquer informaçao, telefonem-me para 0033 682 84 14 44.

Inscriçoes jà efectuadas:

1-Carlos FREIRE
2-Ana FREIRE
3-Alfredo MOREIRINHAS
4-DAISY
5-To FERRAO
6-TALINHA

NB- Para se inscreverem, façam o favor de me enviarem um mail para joseoliveira68@hotmail.com

Quem nao veio à ROTA DE COLMAR tem agora mais uma excelente oportunidade de vir a esta lindissima cidade!!!Aqueles que cà vieram, também poderao voltar pois COLMAR no Natal é Màgica. Completamente diferente!!!E como o poder de compra està a subir!!!0,0000002%!!! E de aproveitar!!!!




Fotos: Elisabeth Oliveira

4 Comentários:

Blogger Titá disse...

Pois é tentador realmente...Mas acho que desta vez ficarei mesmo por aqui.Com grande pena minha.

4:08 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

De fazer crescer água na boca...a quem vai dia onze para essas zonas, se bem que agora bem menos colorida!
IRRA!!! Andamos mesmo desencontrados!
Beijinho à tua menina.
Vamos ver se antes disso, nos poderemos finalmente abraçar.

5:40 da tarde  
Blogger Bobbyzé disse...

Fiquem a saber que os bancos franceses estao actualmente a fomentar o consumo, dando empréstimos a 1% por ano até
20 000€!!!!E como têm cometido o erro de divulgarem os milhoes de beneficios que têm arrecadado ultimamente, estao tendo problemas com malta que recusa agora pagar os seus empréstimos!!!!Estamos ou nao estamos no Pais dos Direitos Humanos?

8:37 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

É bem verdade que estão uns passos largos... bem à frente!
Minha irmã, que aí vive, já mo tinha demonstrado.
Dorme bem, amiguito

9:59 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org