<

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Casa de Antonio Jose de Almeida

É assim que se encontra a casa de Antonio Jose de Almeida em Vale da Vinha - S. Pedro de Alva

Etiquetas:

4 Comentários:

Blogger RI-RI disse...

O costume...

1:56 da tarde  
Blogger Bobbyzé disse...

Và là Và là, podia estar pior!!pelo menos o portao ainda dà para abrir!!

2:13 da tarde  
Blogger cavalinho2 disse...

Antonio Jose de Almeida foi o 6º Presidente da Republica,eleito Presidente em 5 de Outubro de 1919, foi o único a cumprir integralmente e sem interrupções o seu mandato de 4 anos. Com ele, Portugal retorna a uma presidência civil.
António José de Almeida é uma das figuras mais vivas e actuantes deste período, sendo a sua acção em prol da educação e do ensino só por si suficiente para ser recordado como homem empenhado numa mudança positiva da sociedade portuguesa - acrescendo a isto a sua acção como político desde os anos de estudante e como Presidente da República. Figura polémica, ainda hoje os historiadores se dividem na forma como o julgar.
No tomo seis da "História de Portugal" dirigida por José Mattoso, o autor do artigo por diversas vezes diz ter sido António José de Almeida um "demagogo" acabando mesmo por afirmar que ele foi "o maior demagogo da República". Mas António Sérgio defendeu opinião diferente: "O juiz moral, por conseguinte, nunca deveria entrar na História, mas entra e entra até com exagero na frequência e na severidade..."("Ensaios", tomo V, 1973, p. 32) Magalhães Lima, Grão-mestre da Maçonaria, chamou a António José de Almeida o "Nuno Álvares Pereira da República" (é certo que eram amigos dai o elogio ser normal), mas vários outros historiadores portugueses vivos lhe não têm regateado elogios ao fazer o balanço geral da sua vida de dedicação total à jovem República Portuguesa. E sabe-se que não tirou proveito algum disso.
Morreu pobre.

4:03 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Obrigada, Álvaro pela tua preciosa achega histórica.
Nunca é demais relembrar os vilmente...esquecidos

10:16 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org