<

domingo, 27 de dezembro de 2009

PARTICIPAÇÃO - "INCOMODEM! POR QUE NÃO INCOMODAM MAIS?"


Depois de quatro anos como Provedor do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana de Coimbra, Massano Cardoso, epidemiologista e professor da Faculdade de Medecina, tem um apelo a fazer: "Incomodem! Por que é que não incomodam mais?"´
"Talvez seja uma questão de cultura. Os portugueses queixam-se muito, mas entre eles, nos cafés, nos transportes públicos, nos locais de trabalho. Raramente formalizam as queixas e, neste caso, nem há o argumento do medo de represálias: se se tivessem dirigido a mim seria eu a queixar-me por eles, o anonimato seria garantido", diz.
Para além de serem poucas as queixas, muitas foram feitas pelas mesmas pessoas(não foram mais de cem por ano), "munícipes com uma forte consciência cívica".
Outros deram-se ao trabalho de mandar e-mails para o "insultar". "Recebi mensagens incríveis, a maior parte a criticar-me por causa do "tacho".
Dá uma gargalhada.
"Não deve haver muita pessoas que, não ganhando um cêntimo pelas funções que exercem, gastando alguns euros para as exercer e sendo insultados por o fazerem, desejem, aida assim, ser incomodadas"
Diz que foi com "voluntarismo e consciência cívica" que, apesar da pouca participação dos cidadãos, manteve ao longo dos anos, a visibilidade da Provedoria.
Massano Cardoso disse não não ter qualquer indicação se irá ser indigitado, de novo, no cargo.
Se tornasse a exercê-lo, afirma, uma das suas prioridades seria tentar obter recursos para divulgar a Provedoria e apelar à participação dos munícipes.

"HÁ DEMASIADA PASSIVIDADE, DEMASIADA. E ISTO INCOMODA" , queixa-se.

CIDADES - Público

1 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Li este artigo que achei interessante.
Longe de Coimbra não conheço de perto a sua realidade
Não sei quem é Massano Cardoso.
Sei apenas que nos devemos render ao seu apelo e PARTICIPAR.
A incúria é o mal de muitos "pecados".

8:46 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org