<

terça-feira, 24 de novembro de 2009

RECORDAÇÕES

Gostei muito de rever o nosso Teatro Avenida.
Na altura,vivia numa rua atrás que se chamava Oriental de Montarroio(posteriormente António de Vasconcelos) e,durante a infantil,estudava no Colégio Português (acima do Teatro Avenida).
O Pedro Mendes de Abreu, meu amigo de infância,vivia na Ocidental de Montarroio(posteriormente Saragoça) e costumávamos ir juntos para o Colégio.
Desde cedo,no Avenida fui apaparicado pelo sr.Manuel e D.Irene e tinha direito a ver todos os filmes!
De camarote!
Mais tarde, pisei o palco:com o CITAC e com o Coro Misto.
Também não perdia os festivais de cinema e de teatro.
No formato actual,parece que aquilo vai ser transformado em discoteca.
Aqui vai uma fotografia do exterior do Teatro Avenida,ao tempo do coro do Alexandre Herculano.

RUI LUCAS

Etiquetas: ,

13 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Coisas curiosas.
A D. Irene e o Sr. Manuel, eram pais do Zé Manel, nosso amiguinho de tenra idade.
Graças a eles, também havia um camarote para o CARNAVAL.
Daí eram lançados os papelinhos e serpentinas e mais os saquinhos minúsculos recheados de serradura e confeccionados com muito amor, tendo como alvo os rapazitos bonitos sentados na plateia, substuindo
os proibitivos e ingénuos beijinhos e abraços.

Também aí fui "Corista", do COLÉGIO ALEXANDRE HERCULANO, dirijida pelo conhecido professor italiano, César Magliano.

7:31 da tarde  
Blogger aminhapele disse...

O Zé Manel,obviamente,também fazia parte do grupo...
Foi também meu colega,no D.João III,e várias vezes fizemos lanches na casa do padrinho,na Conchada,na rua do Cemitério.
Como o mundo é pequeno!

7:39 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Também os padrinhos que inicialmente moravam na Rua Ferreira Borges, por cima da Central, eram amigos de meus familiares que também aí moravam.

7:48 da tarde  
Blogger aminhapele disse...

A minha memória,para nomes,já não é muito certa.
O Zé Manel era mais conhecido por uma alcunha que se me "varreu"...
Os padrinhos,espero não me enganar,eram a família Mesquita,donos da "Papelaria Cristal",ainda hoje existente na Ferreira Borges,junto à Central.
Enfim,são recordações dos meus 5/6 anos...

8:17 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Sim, eram os donos da "Papelaria Cristal" mas não da Família Mesquita, pois essa pertençe-me.
Eu, Maria manuela Mesquita Curado, sou sobrinha dos Mesquitas, vizinhos e amigos dos padrinhos do Zé Manel, e que tinham uma espingardaria na Praça Velha, junto aos chineses da esquina.

Raúl Mesquita, muito conhecido como Coreógrafo e Ensaiador do "Rancho de Coimbra" durante muitos e longoa anos

9:03 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

A espingardaria era dos Mesquitas.

9:04 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

SENHOR ALXANDRINO!!!! Era o Padrinho.
O Pai, tinha um Quiosque mesmo ao lado da Central, do lado contrário à Papelaria Cristal(além do biscate do Avenida)
Era a entrada do prédio onde moravam os Mesquitas e os Padrinhos.

E por agora é melhor parar... antes que nos matem com um tiro!

9:18 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

PUUUUUUUUMMMMM!!!!!

10:15 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Estão mortos!!!!
Mas, podem continuar porque eu gosto de aprender...

10:18 da tarde  
Blogger aminhapele disse...

Como se dizia,no Estádio do Calhabé,quando um jogador caía:
"Morreu,mas já está melhorzinho!".
Esta paródia,se não tivesse as minhas baralhações de memória,em relação a nomes,até poderia ser divertida!
Mas deixemos para outra ocasião.
Que tal ir pensando em recordar os bailes de Carnaval do Nicola?!

10:38 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

O Zé Manel, cuja alcunha era "Chouriço" foi dos mais brilhantes cantores de fado de Coimbra e tem 3 excelentes discos gravados. Morreu cedo. Era um dos meus maiores amigos...

11:20 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

Estas Recordações desde o Teatro Avenida,Arcádia às Pessoas mencionadas foi um momento especial
de que gostei.

Olinda

1:10 da manhã  
Blogger Isabel Melga disse...

Todos estes nomes e as vivências aqui registadas foram na sua maioria, as minhas. Não é difícil de entender essa realidade havia poucos lugares de encontro e de diversão, para além do Sport Conimbrincense e do Sousa bastos. Mas tinhamos sempre lugar cativo no camarote do Pedro ainda hoje é um grande amigo e sempre o mesmo homem modesto e simpárico.A D. Judith a mãe dele que faleceu há um ano, como iam sempre para a Figueira em Agosto, este grupo nunca se largava. O Sousa Bastos já era mais para a canalhada mas fartávamo-nos de rir com as deixas do público quando eram filmes de tiroteio ou pancadaria. Voltando às cenas do carnaval no Avenida vim de lá com um olho negro e andei quase oito dias sem quase o abrir porque me lembrei de atirar um saquito a um careca e ele virou-se e eu ao espreitar a ver o efeito apanhei-o mesmo em cheio!! Mas já hoje li que iam fazer na verdade algo no r/ch desse espaço tão mal aproveitado e vazio!!! Só os últimos andares estão com consultórios e uns cafés. Até mete medo andar lá!

2:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org