<

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oração às Trovoadas



A proposito dos Cobertores de Papa o Ri-Ri relembra uma outra utilidade e tambem a Oração das Trovoadas.
Não sei se por influência da ciência ou da religião, o que é verdade é que a minha mãe também utilizava o cobertor de papa para abrir e manter quente o arroz de polvo.
A propósito aí vai o que a mamã se lembra sôbre o assunto:

ORAÇÃO ÀS TROVOADAS

Sta. Bárbara passeava
Com seu livrinho d'ouro na mão.
Jesus lhe perguntou:
Bárbara, onde vais?
Senhor, vou juntar as trovoadas
Que andam pelo mundo espalhadas.
Vai, junta-as num monte maninho
Onde não haja nem pão nem vinho
Nem eira nem beira,
Nem raminho de oliveira
Nem cão nem gato
Nem mulher de parto
Nem homem de acidente.

Aceitam-se rectificações pois a memória já não será a melhor.
Ri-Ri

Etiquetas:

1 Comentários:

Blogger MAC disse...

Os “cobertores de papa”, que recordações me trazem à memória. A minha avó era os que usava nas camas por serem os mais quentes, bem como umas botijas de metal acastanhadas para nos aquecer os lençóis quando íamos para a “Quinta”nas férias.

Sempre detestei os ditos, porque picavam mesmo por cima dos lençóis de linho chegavam-me à pele, sempre fui muito comichosa, eheheh…mas depois da cama estar quentinha, com o frio do quarto que bem sabia estarmos enrolados na roupa…

Quanto à oração a Santa Bárbara, pois só se rezava quando trovejava, daí vem o ditado que quando nos acontece algo de mal, lá venha Ela à baila (Só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja), a avó também a rezava mas sinceramente já não me recordo Ri-Ri, mas foi bom relê-la, embora neste momento esteja uma manhã cheia de sol.

Ai as nossas tradições que tão queridas me são.

Mariazinha da Silveira

12:11 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org