<

sábado, 31 de outubro de 2009

MÁRIO MEXIA.UM ATLETA DE ELEIÇÂO



Académica de luto: Faleceu Mário Mexia 09-10-30 15:10 AAC/OAF
A Académica está mais pobre. Mário Mexia, um dos melhores basquetebolistas portugueses de todos os tempos e que defendeu com tanto amor e dedicação a camisola da Briosa, faleceu ontem à noite, aos 72 anos, vítima de doença.Mário Pais Mexia Leitão era natural de Coimbra e licenciou-se em Biologia, seguindo depois a carreira de director industrial. No desporto, o basquetebol era a sua grande paixão.Ao serviço da Associação Académica de Coimbra, Mexia realizou 13 temporadas, um total de 372 jogos, nunca sofrendo qualquer sanção disciplinar. Ao serviço da Selecção Nacional, Mário Mexia foi 14 vezes internacional (4 pelos juniores, 10 pelos seniores), chegando também a participar na Taça dos Clubes Campeões Europeus e nos I Jogos Luso-Brasileiros.A sua mais-valia desportiva mas também pessoal valeu-lhe 3 condecorações: em 1964, a Medalha de Mérito Desportivo da Federação Portuguesa de Basquetebol e a Medalha de Bons Serviços; em 1991, a Medalha de Mérito Desportivo.Nascido a 11 de Dezembro de 1936, Mário Mexia deixa-nos a 29 de Outubro de 2009, depois de ter dedicado grande parte da sua vida à Académica.
do site oficial da AAC/OAF
-->

6 Comentários:

Blogger Chico Torreira disse...

Foi uma pessoa que me deu excelentes momentos. Vê-lo avançar pelo campo a jogar com as duas mãos, era empolgante.

Bem haja pelas alegrias que tive a vê-Lo jogar.

Que esteja em Paz.

Chico

Nota: Verifiquei no artigo as medalha que O "Mário Mexia" recebeu e não vi nenhuma da cidade de Coimbra. Se de facto não recebeu, não se pode ser Santo na sua Terra.

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mário Mexia, Luis de Sousa, Portugal Simões....nunca mais teremos nada igual!!!!! não é só no basquetebol; é-no igualmente no futebol, no rugby, mesmo no andebol...o que define a valia da nossa geração....se o campo de santa cruz, ou o ginásio do d joão III falassem....
Mário Pinheiro de Almeida

6:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Um dos melhores jogadores de Sempre de Portugal.
Que esteja em paz...
QUITO

7:10 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Após a minha vinda para Lisboa, fui acompanhando as equipas de basquete do Sport Algés e Dafundo e posso dizer que o Mário Mexia era uma das referências inquestionáveis.
UM EXEMPLO.

9:09 da tarde  
Blogger ... disse...

Mario Mexia será uma referencia e uma saudade para quem o viu como atleta e homem do desporto.

Alvaro Apache

9:16 da manhã  
Blogger Bobbyzé disse...

Estou plenamente de acordo com o Chico To. Mario Mexia é um exemplo para todos aqueles que praticam desporto, nao so na Lusa atenas como em Portugal. COIMBRA deveria homenagear este homem, que tantas alegrias comunicou nos diversos pavilhoes onde jogou!!Quando era puto, frequentava com bastante assiduidade, os campos de basket (com o meu falecido Pai)apoiando a nossa ACADEMICA!!Tempos àureos!!

11:38 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org