<

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MAIS LATADA

Veio-me à memória o dia da minha primeira "latada"!
A cabeça de um velho é um bocadinho complicada.Está sempre a ver passar "filmes" antigos
Nesse tempo,em 1961,os cortejos da latada eram por Faculdade.
Havia quatro cortejos,em dias diferentes.
O de Medicina e Farmácia

O de Direito
O de Ciências
O de Letras

Comecei o dia com uma aula de Direito Constitucional,com o Prof.Dr.Carlos Moreira.
Como era dia de "latada",fui para a aula com uma vestimenta mais aligeirada:uma camisola de gola alta vermelha,umas calças pretas,uns botins pretos e...a minha jóia:um blusão de cabedal preto,cheio de fechos(à James Dean)!
As miudas das Letras não queriam ver outro caloiro!
O Prof.Dr.Carlos Moreira é que não gostou da indumentária!
Quando olhou para mim,durante a aula,pôs-me na rua!!!
Disse-me que aquela Escola não permitia a presença de teddy-boys!!!
Outros tempos e outros costumes.

Até tínhamos aula no dia da "latada"...

aminhapele

Etiquetas: ,

6 Comentários:

Blogger quito disse...

Por me encontrar longe, raramente, muito raramente, vejo latadas ou cortejos. Porém, apercebo-me que "naquele tempo" teria outro sabor. Mais sentido crítico, um escape para se conseguir, encapotadamente, afrontar o Regime daquela época. Este episódio, de pôr um aluno na rua por causa do traje, marca bem um autoritarismo que, felizmente, teria os dias contados.
Os carros da "Queima", são hoje, talvez, menos criativos, o que poderá ter a ver com orçamentos apertados...
Registo com muito agrado a presença do amigo " A minha pele" neste espaço. Sem "alimento" este espaço de confraternização morrerá.
Um abraço

7:14 da tarde  
Blogger aminhapele disse...

Agradeço a publicação.
Esta,é uma recordação dos meus 18 anos.
Posso acrescentar que o Prof.Dr.Carlos Moreira deu instruções ao bedel(senhor Santos,desterrado em Celas desde que foi obrigado a abandonar a sua casa na Sé Velha) para não me marcar falta,nem fazer qualquer "anotação"...
Um abraço amigo a todas/os.

7:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Praxe aos caloiros(as)!
Nao tem muito a ver com a Latada...mas era no começo do ano lectivo que esta "praxe"..fazia a integração dos caloiros na vida da Escola.
Na Secção de Textos, em combinação com os funcionários da dita, era "criada" uma folha de 35 linhas com a inscrição na Sebenta de "Técnicas Laboratoriais de Química".
Os caloiros tinham de fazer um pré-pagamento para a dita Sebenta!
( 20 escudos!!! )....e quando já havia inscrições suficientes para o "Jantar" na Democrática....era colocado uma cartaz no hall de entrada do Departamento a anunciar o dia e hora do Jantar do Caloiro, que tinham de ir vestidos com "originalidade"!!???

Claro que no final da "festa" os caloiros não pagavam o jantar...e a "boémia"...continuava pela noite dentro!

Bons tempos.

Jose Leitao

8:10 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

Estou a imaginar-te,Rui...a após a expulsão da aula,a "saracoteares-te" em frente
às miúdas das Letras tão "charmosamente" vestido!!!

A tua irreverência e coragem a pôr
o Prof. à prova...Boa.

11:22 da tarde  
Blogger aminhapele disse...

Infelizmente,minha querida,não estavas por ali...
Mas olha que tive dificuldade em chegar inteirinho a casa e explicar à senhora minha Mãe a pressa,não ter tempo para almoçar e seguir para a "latada" desse tempo!
Já nem me lembro como cheguei a casa...
Beijo grande,Olinda.

12:49 da manhã  
Blogger Vítor Ramalho disse...

A minha primeira latada foi mais tarde. Depois do 25 de Abril e com muita porrada à mistura.

7:41 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org