<

terça-feira, 27 de outubro de 2009

LATADA - FESTAS DAS LATAS- COIMBRA



Hoje também estivemos envolvidos nesta festa de Estudantes de Coimbra...desta vês uma neta
vai aqui metida neste "maralhal" de juventude bem animada!
LATADA DE COIMBRA
As Latadas começaram no século XIX quando os estudantes exprimiam ruidosamente a sua alegria pelo termo do ano lectivo em Maio. Utilizavam para isso todos os objectos que produzissem barulho, nomeadamente latas.Nos anos 20, as Latadas ocorriam no final do ano lectivo, para remate das festas da Queima das Fitas. Foi a partir dos anos 50/60 que as Latadas passaram a ocorrer não no termo do ano lectivo mas sim no início, coincidindo com a abertura da Universidade, e a chegada da população escolar de férias, o que dava à cidade um clima eminentemente académico.«Depois da imposição das insígnias, organizava-se um cortejo por cada Faculdade, em dias diferentes. Após o reatamento das Tradições Académicas de Coimbra em 1979, passou-se a realizar apenas uma cerimónia de imposição de insígnias e um cortejo englobando todas a Faculdades. Esta alteração, em relação ao que se fazia nos anos 50/60, ficou a dever-se não só ao aumento do nºde estudantes, como também ao aumento do nºde Faculdades, o que tornava dificil a realização de latadas por Faculdades.Actualmente, os caloiros, incorporados no cortejo, vestem se consoante a fantasia pessoal ou com a batina do avesso, transportando cartazes com legendas de conteúdo crítico, alusivos à vida circulum-escolar e/ou nacional sem excluir a internacional. Os caloiros deverão seguir em duas filas paralelas, com os padrinhos (doutores da praxe) no meio que devem ter um comportamento digno de um estudante de Coimbra, dando o exemplo aos Caloiros que estão a iniciar-se na Praxe Académica. O espírito criativo e irreverente, característico do estudante da Universidade de Coimbra, deverá ter na latada um dos seus pontos altos.
(Texto de Vitor Ramalho)

5 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Boas recordações acompanhadas de alguns ensinamentos.
Desconhecia a data de origem e pensava este acontecimento sempre no início do ano lectivo.

8:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Para a "caloira" da grande família "RAFAEL"...muitas felicidades na Faculdade! Haverá tempo para tudo...
"conhaqe é conhaque...serviço é serviço"!!!

Abraço aos avós babados!

Jose Leitão

10:44 da tarde  
Blogger cota13 disse...

O ponto alto da LATADA é a cerveja, e os comas alcoólicos.
Têm sorte em não estárem por estas bandas pois isto é de fugir a sete pés.
É de lamentár mas é o que temos.
um Abraço.
Tonito.

11:08 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

.......sempre foi e continua a ser...uns sabem divertir-se...outros não!
Mas que diabo...se a juventude, mesmo com alguns desvios do socialmente correcto, não se diverte agora, quando o vais fazer?

1:15 da manhã  
Blogger Pedro Sarmento disse...

Querido Rafael do alto da tua jovem idade, és um dos que sabe divertir-se e bem, e que para além disso ainda sabes contagiar os outros, duma forma divertida e sem comas alcoólicos, embora e como sabes mesmo hoje os da nossa geração ainda o fazem por gosto, são opções pouco correctas, mas desde que não chateiem ninguém é problema deles. Por cá no Porto a vida da Latada é a mesma coisa, acho que é um problema nacional.

12:27 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org