<

terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Alguém se lembra do jornal "29 de Setembro"?

"Alguém se lembra do jornal "29 de Setembro"? Alguém se lembra de um jornalzinho do Bairro, que nos jovens anos 60 surgiu entre nós, tirado a stencil e composto com entusiasmo e carolice, ainda que efémero?
Se se lembram, façam-no aparecer de novo no Cavalo Selvagem. Assim farão reviver a memória do nosso companheiro e amigo José (Esteves) Alves, seu cérebro e coração, que decerto agora perante esta memória teria nos lábios um sorriso".
Abraço
Zeca Ferrão

Etiquetas:

18 Comentários:

Blogger //*// disse...

É natural que alguem ainda tenha guardado um exemplar deste jornal nalgum sotão ou nalgum bau.
A publicação aqui no blog de algum exeeemplar, seria uma homenagem sentida ao Ze Alves.

Alvaro Apache

9:04 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Adorava ver o teor de um jornal desse nosso cavalinho...

Suponho ser o filhote do Dr. Esteves Alves, irmão da minha amiga Zairinha.
Bem me recordo daquele miudo franzininho que nos rondava, procurando a atenção dos mais velhos, nos célebres baptizados das bonecas.

9:19 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Obrigada Zeca Ferrão, por mais esta achega.
É bem certo... "Recordar é viver"

9:22 da manhã  
Blogger Pombalinho disse...

Sempre oportuno, Zeca. Uma justa homenagem ao nosso amigo Zé Alves.

11:06 da manhã  
Blogger quito disse...

Amigo Zeca Ferrão
Quantas e emocionadas recordações!!!
O jornal tinha o nome de "29 de Setembro", data em que um grupo de amigos resolveu fundar um Jornal do Bairro.O grupo era composto pelo saudoso Zé Alves, o António Ferrão, o Mário Reis a Rosárinho Alves (irmã do Zé Alves e hoje a residir em Tomar)e eu.
O jornal versava os mais variados assuntos, naturalmente mais virado para temas que tinham a ver com o nosso Bairro. Havia também uma página desportiva e uma página de culinária a cargo da irmã do Alves.
O jornal tinha dois locais onde era feito. No velho Hospital da Universidade, por amabilidade do nosso saudoso amigo Senhor Ferrão, e nos Serviços Florestais, com a colaboração do meu pai.
Recordo-me daquele tempo, e de um funcionário dos Serviços - o Helder - que passava o jornal a stencil.
Vendiamos o jornal porta a porta e se a memória não me falha custava cinco tostões. Tinha muita saída no nosso bairro pois as pessoas achavam graça à nossa iniciativa. Um dia, o Tó Ferrão resolveu fazer um reparo por causa de um incidente que houve em casa do Senhor Frias da Praça dos Baloiços. O soalho do andar superior ruíu. O Ferrão intitulou o artigo "Maravilhas da Construção" e a "Antiga Senhora" não achou piada. A obra era emblemática do regime e não era passível de reparos.
Mas não foi por isso que o jornal acabou. Os jornalista enriqueceram, houve diferentes pontos de vista sobre em que paraíso fiscal deviamos depositar o dinheiro e "cortámos" relações.
Não fosse o Grande Encontor de Gerações ainda hoje não nos falávamos uns aos outros.
Resta acrescentar que e Sede era na Garagem do Zé Alves, que, como Senhorio, tinha o estatuto de director...
Hoje de manhã, quando da janela do meu quato via a serra do Moradal, lembrei o Jornal, como acontece todos os anos. Lembrei os meus amigos do 29 de Setembro e recordei o Zé Alves. Com um nó na garganta saí de casa e parti para a vida.
Neste momento gostaria de mandar um abraço emocionado ao Ferrão, ao Mário Reis à Rosário Alves e ao Zé Alves, esteja ele onde estiver.
Obrigado amigo Zeca Ferrão por esta lembrança.

11:34 da manhã  
Blogger quito disse...

Apenas mais uma achega. Mesmo os mais distraídos, terão percebido que o Senhor Ferrão é nada mais nada menos que o pai dos amigos Zeca Ferrão e António Ferrão. Amigo do seu Bairro, o Senhor Ferrão era pessoa muito estimada e com grande espírito associativo.
Tal como o meu pai, logo se disponibilizou a apadrinhar o nosso projecto. Em boa hora o fizeram. Nunca se tinha visto um pequeno jornal de Bairro quase atirar o EXPRESSO para a ruína.
Tenho a certeza, a certeza absoluta, que o Tó Ferrão, aquele com quem mais convivo actualmente, se lembrou hoje do "nosso" 29 de Setembro. Assim me saísse o Euromilhões!!!

1:18 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Boa explanação Quito.
Assim já estou inteirada.
Bravos rapazes do meu Bairro!!!
Miúdos de iniciativa!!!

Desconhecia essa actividade da Zairinha (assim lhe chamava), mas com tantas festas e bolos, não é de estranhar...

Crescemos... mudamos... partimos.

Vamos a proveitar os nossos dias,convivendo e recordando.
Por mim, fico feliz com todos os momentos que me têm proporcionado.

2:01 da tarde  
Blogger carlos costa freire disse...

Depois de ler todos os comentários,
não posso deixar de agradecer ao Zeca Ferrão por ter vindo com esta linda prenda para com o nosso Zé Alves....tambem recordar o sr Ferrão com muita saudade,e dar um abraço ao sr Agostinho pai do nosso Quito.
Zairinha se leres estas palavras um grande bjs para ti.
Realmente são estas recordações que nos fazem com que tenhamos aquela força para rocordar aqueles que nos foram queridos.
Da minha parte acho que não tenho nenhum exemplar do 29 de setembro com pena
Carlos

4:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu nessa altura puto malandro colaborei como ardina,indo busca los a garagem do Dr.Esteves Alves,e os Mais Grandes na altura enviavam me venudê lo porta a porta..zeto gaspar.

5:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Falei com o meu marido sobre o jornal,eu não tenho qualquer memória sobre o"29 de Setembro" e parece-me que há possibilidade de mostrar um exemplar,mas para isso tem de haver uma certa caça a esse tesouro(está tão bem guardado que vai levar um certo tempo a encontrar).GINA FAUSTINO

6:22 da tarde  
Blogger quito disse...

Neste grupo de amigos, temo que tivesse havido colaboradores de que eu, naturalmente, já não me lembro.
A esses peço desculpa...

6:33 da tarde  
Blogger Bobbyzé disse...

Boa noite rapaziada!
Nao é so a igreja de Sta Cruz que é feita de pedra de Ança!!Actualmente tenho andado entretido com as dores que me provocam 5 pedras nos canais da uretra (3 à esquerda e 2 à direita - ligeira vantagem para o PS como està na moda)!!Herdei isto do meu Pai, que era natural de Ança!!!Provavelmente là terei que ir ao laser, se quero continuar a desfrutar de momentos de lazer!!!
Like a Rolling Stone!!!

"29 de Setembro"! O meu primeiro contacto com o jornalismo!!Requisitado pelo Nando, para me ocupar do sector Praça de Cabo Verde. Lembro-me muito bem que a mae da Lili (esposa do Nando)comprava sempre com imenso prazer o dito jornal, pois fazia anos precisamente a 29 de Setembro!!!
Foi realmente um momento importantissimo no marco cultural do nosso Bairro!

8:05 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Pedra de Ançã "alba" e macia.
Muito utilizada em escultura pela beleza que empresta aos trabalhos nela executados

Foi nesse meio tua alma trabalhada.

Beijinhos meu amigo

9:06 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Um tema e um desafio muito interessante laçado poe Zeca Ferrão!
Não me lembro desse jornal, mas gostaria imenso de ver um exemplar!Mas a descrição feita pelo Quito já dá para imaginar um pouco como seria.
Também vou dar uma ajuda na procura do "29 de Setembro"!

9:25 da manhã  
Blogger RI-RI disse...

Deus queira que chôva, porque pode ser que o Rui Pato encontre alguma coisa no sotão.

1:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Também não me lembro do referido jornal. Mas tenho pena...Será que não descobrem ao menos um exemplar para nos deliciar?

6:48 da tarde  
Blogger velvitchia disse...

Eu lembro-me de ter lido alguns(2 ou 3 ) , e acreditem que fiquei com a data decorada.
Não colaborava tambem o Fernando Quaresma? julgo que era a ele que comprava
Julia Faustino

11:30 da tarde  
Blogger manuela sarmento disse...

Tambem eu me lembro bem do jornal e como gostaria de rever um exemplar, na mesma época, penso eu, faziamos tambem uns inquéritos com perguntas e respostas quem se lembra disso??era um caderno grande que circulava e que foi tambem da autoria do nosso Amigo e porque não dizê-lo hoje, do meu primeiro e lindo Amor de infância
JOSÉ ALVES.
Obrigado por nos trazeres recordações tão lindas

Nela Sarmento

4:04 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org