<

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CRÓNICA DE FÉRIAS


Este tempo de finais de Agosto parece ter sido feito de encomenda para o veraneante que gosta de gozar as delícias do mar. E de manhã lá vou eu, rumo à Praia de Porto de Mós, a minha praia preferida. Com apreensão, vejo os hotéis e apartamentos que ameaçam engolir a falésia. Mas eu insisto. E a custo, lá vou percorrendo a distância entre o carro e o areal. Sim, a custo, porque levo comigo o chapéu-de-sol, as cadeiras, o saco das toalhas e bronzeadores, para além do “Correio da Manhã”, com o resumo de todos os assaltos, tiros e facadas que se deram no País e Regiões Autónomas no dia anterior. Uma espécie de jornal do “Crime” mais aburguesado.
Depois de um retemperador banho de mar, sento-me numa cadeira e vou apreciando o espectáculo que circula perante os meus olhos. Passa um homem barrigudo e pequenino com a sua “t-shirt” com os dizeres “Made in U.S.A.”. Outro com uma camisola verde que diz “Pingo Doce”, e nas costas “preços d’arrasar”. Um rapaz novo, com um polvo tatuado numa perna e um brinco em cada orelha. Traz uma “t-shirt” com a frase “Se já fez sexo sorria”. Uma criança, que de balde e pá, faz diligentemente um castelo na areia. Azar. Veio uma onda impertinente e destruiu o castelo laboriosamente edificado. Chora com a boca toda aberta e o avô apressa-se a reconstruir a fortaleza. São horas de almoço. Sobranceiro ao mar, o restaurante “O António” tem para oferecer muitas qualidades de peixe. Escalado é o meu preferido. Olho em volta e não deixo de ficar perplexo. Naquela que é uma zona de peixe fresco, há quem prefira “pizzas”, esparguete à Bolonhesa ou carne de porco à Alentejana. Pizzas até se comem em Fornos de Algodres. Mas peixe só se for congelado. Mas há gostos para tudo. Até para comida de plástico….
No fim de tarde vou até à baixa de Lagos. Passo pela Praça Gil Eanes. Muitos reformados sentam-se nos bancos ali existentes. A um canto, um jovem de chapéu na cabeça esganiça-se a entoar uma canção do velho Oeste americano. A seus pés uma pequena lata, onde repousam algumas parcas moedas deixadas ali por transeuntes. Ao lado, o “homem de lama” faz de estátua. No centro da praça Dom Sebastião, o “Rei-Menino”, vai observando na sua carapaça de pedra em jeito de armadura, os movimentos dos veraneantes.
Subo então a Rua Infante de Sagres e entro no café “O Mimo”, do meu amigo Zé Manel, o café mais democrático de Portugal. Enquanto vai passando por mim com três cervejas na bandeja vai-me dizendo:…Ó Quito dá aí um “corneto” a esse puto
De cabeça mergulho na arca frigorífica e tenho o meu momento de glória. Depois de muito vasculhar encontro o requerido gelado. Com um sorriso, a fazer as honras da casa, dou um “corneto” de morango ao miúdo que me diz com um ar impaciente a roçar a má de educação: …não é desses que eu quero, é um ” corneto” de chocolate…Fico capaz de o engolir vivo, mas tenho o meu segundo momento de gloria…encontro o dito gelado de chocolate. O miúdo olha-me então desconfiado, enquanto vai metendo o dedo indicador no nariz. Paga e corre pela rua abaixo à desfilada. O café fica agora vazio. Sento-me com o Jorge e o Castro a uma mesa. São companheiros de férias. O Zé Manel senta-se também. É conhecido o seu feitio. Tanto ama como odeia e de vez em quando disparata com os fregueses. É então que o Castro começa com este discurso de sacristia, todo ele a “transpirar” de moralidade:
- Sabes Zé Manel, tu és um gajo que tanto te dá para estares “bem – disposto”, como logo a seguir estás com a “mosca”…devias ir tirar um curso de relações públicas…sabes… o cliente tem sempre razão, seja ele português, francês ou “camone”…ainda há dias com aquele inglês…
- Qual inglês?..-pergunto eu a ”arder” em curiosidade…
É então que o Zé Manel de mexe nervosamente na cadeira e diz-me:
- Sabes o que foi Quito? …veio para aí um gajo que já vinha bem “aviado”. “Empinou” aqui mais quatro “girafas” e “aterrou” com a cabeça em cima da mesa e adormeceu. Era meia-noite e o tipo até ressonava. Tentei acordá-lo com “bons modos”, mas como não consegui, fui à cozinha buscar a maior bandeja de alumínio que lá tinha, cheguei-me ao pé dele a atirei a bandeja ao chão com toda a força…
- E ele acordou?
- Claro que acordou. Apanhou um susto e deu um salto tão grande que ia batendo com a cabeça no tecto. Pagou a conta e foi-se embora a resmungar pela rua abaixo aos “Zig-Zag”, tal era a “borracheira”…
Regresso a casa. De minha varanda não vejo o sol a despedir-se de mim na Serra do Moradal, mas a mergulhar naquele mar de um azul infinito que se apresenta aos meus olhos…
Amanhã o mesmo ritual. E à tarde lá irei ter com os amigos, pôr a conversa em dia, no Café do Zé Manel.
Só rezo para que ele não esteja com a “mosca”…
Quito



Etiquetas: ,

13 Comentários:

Blogger RI-RI disse...

Bem, o Quito está a cumprir!
Continua.
Boas férias!



Não te metas com Zé Manel, porque a farmácia está longe.

10:07 da manhã  
Blogger Bobbyzé disse...

QUITO!
Adorei imenso esta tua descriçao!Cenas de tempos de férias!Ou resumindo melhor, a propria VIDA!
Depois destas ultimas férias na Croàcia, onde visitei algumas ilhas quase desertas, hà uma vontade crescente de isolamento, no meu interior!
Em França, entràmos na fase de "rentrée".Uma época que detesto.Os médias chateiam-nos com os habituais comentàrios sobre os aumentos dos preços dos produtos escolares, das promessas politicas dum mundo melhor, das universidades de verao dos partidos politicos.Por mais que analise, nao consigo perceber como é que o Povo ainda vai nestas cantigas!!!Musicalmente, os bluesmen diriam, "it's always the old same story"!!!Aquela suposta frase " meio mundo a enganar o outro" encontra nos tempos modernos todo o seu verdadeiro significado!
Como tu, tento nao ir em cantigas!
Nao preciso de ir à igreja para fazer bem aos outros!
Continua a deliciar-nos com as tuas belas estorias!!

Um grande abraço!

10:29 da manhã  
Blogger Bobbyzé disse...

"It's always the same old story"!

10:31 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei da tua narrativa, Quito! Fizeste-me recuar no tempo, quando eu era uma rapariga nova e passava uns dias aí por essas paragens...

11:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Bela descrição de umas férias algarvias!
Lagos? Vou tentar "alinhavar" uma "estoria"...passada no parque de Campismo...com as manas "Marcolinas", Honório, Tó Ferrão e Cª...e o mítico 2CV amarelo!!! Estávamos em 1975!
Uma das "manas" até levou os livros de "Piano" e as luvas com ponteiras de chumbo (?)...para estudar! As luvas foram por acréscimo na mala, pois o piano não foi de férias!!!
Abraço Quito!
E continua!!!
Jose Leitao

1:22 da tarde  
Blogger Laura Sarmento disse...

É como se estivesse aí contigo, Quito...

3:03 da tarde  
Blogger celeste maria disse...

Pois bem Quito,uma conversa excelente,mas não nos dizes qual desses iates é o teu!

A São, por onde pára enquanto tu observas e divagas?

Boas férias a ambos.

5:49 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

...de divaga em divaga lá nos contaste as tuas "atribuladas férias algarvias"!!!!
Tantas vezes vais para essas bandas a banhos que já todos são teus amigos...ainda bem pois vai para ires dando uma "mão" ao Zé Manel e evitares que o miudo espere muito tempo pela gelado'
O Zé manel será uma espécie do "Silva do Café Caravela"?!
Ó Titá então agora que já não és um pouco menos nova já não vais ao ALLgarve?
Então e o "bronze"?
Ó RiRi o que é que o Quito de prometeu?
Bobbizé STOP no teu "isolamento interior"
Cuidado... deixa lá as "rentrées" fazer o seu curso normal...
Jottaele então a "estória" fica por aqui?...
Laura....em pensamento, claro...Quito...Tou na Maia!
Mas para que diabo quer a Celeste Maria saber se tens um iate?.....
DI...vaguei!
(DISSE)

7:05 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Ele não prometeu nada!
Eu é que o ameacei que só ia de férias na condição de continuar a escrever.
Como era de esperar, está a cumprir.

9:06 da tarde  
Blogger Pedro Sarmento disse...

Grande Quito a banhos nos ALLgarves, e sempre a entreter cá a gente.

9:50 da tarde  
Blogger cota13 disse...

Isto é que são férias.
Um Abraço.
Tonito.

11:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é Rafael! Já não sou nova e nem vou com muita frequência ao Algarve. Isto está mesmo mau...

3:03 da tarde  
Blogger azenha disse...

Pois é Quito se não convidas a Tita A ir ao Algarve, convidua eu a vir aqui á Praia da TOcha e procurar por mim aqui no café do Finfas(espécie de Zé Manel/lagos ou café do Silva) que estou lá sempre ou sabem onde estou.
Abraço para todos
Fernando Azenha
P.S. Não preciso de jornais visto ter o blog(vou vendo uns filmes do antigamente e rindo a bom rir...)

2:45 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org