<

sábado, 27 de junho de 2009

Rota do Passal e das Torres Medievais

Um dia excelentemente passado cheio
de bons momentos onde nem faltou um brinde
a outros Cavalinhos ausentes. Alegria, boa disposição,
boa Vitela como seria de esperar, vinho do Lavrador,
pasteis de Vouzela que fiquei a perceber
que são melhores que os de Tentugal.
Visita à Torre de Vilharigues com o Mário a fazer jus a
Duarte de Almeida, o Decepado,
precisamente no local onde este nasceu e viveu.
No Passal na hora do até logo, com a promessa de
mais Rotas Gastronómicas, Históricas
e de muitos "cheiros" como convêm, onde nem a Carqueja faltou.

Uma última nota: MP Almeida és um fantástico cicerone,
se não te importares quero repetir, combinado??
Pedro Sarmento

Etiquetas:

28 Comentários:

Blogger Laura Sarmento disse...

Um dia inesquecível passado na companhia de uma pessoa que preza o bem receber, a amizade, a sensibilidade e as recordações que todos os dias nos ajudam a viver com mais alegria. Obrigada, Mário, gostei muito de te ficar a conhecer um pouco melhor. "Cheirou-me" a uma alma gentil e boa.

9:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sarmentos
O prazer foi todo meu...gostei que tivessem gostado....e mais não digo, por enquanto, para não ser acusado de choramingas pela Olinda, linda...reparem só na pose de Decepado......e a rafeira que não viesse com os cheiros....deve ter o carro a cheirar a carqueja, ahahahaha

9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

autentico trio de odemira..boa malha atê breve.zto gasparg

10:10 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Muito contente pela vossa alegria, de tal forma que até desculpo a traição... aos nossos tão afamados, saborosos e inegualáveis, pastéis de Tentúgal.
Agradeço os epítetos carinhosos ao meu querido Mário.
Sei que ele os merece.

11:20 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Querida Mana:
Tentúgal???? já há dois a zero, com golos do Jorge Carvalho e do Pedro Sarmento....tu deves perceber é de ostras....

11:31 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

A ACADÉMICA também vai na cauda e para mim e não deixa de ser a MAIS AMADA.
Primeiro tenho que provar...

11:46 da tarde  
Blogger Pedro Sarmento disse...

Manelita, acredita aqui no Je. é melhor sim, mas os de Tentugal tb se comem, olarila.

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mana querida
Hás-de provar, mas já tens duas opiniões insuspeitas...a Gina pode dar um ajuda...

11:52 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Sois uns medievos, é o que vós sois!!!
Comer, comer, comer...
E eu?
Aínda bem que correu tudo bem, para variar.

11:55 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Não sei como te autorizaram a fazer publicidade à Citroen?

11:58 da tarde  
Blogger Pedro Sarmento disse...

O problema principal não foi esse Ri-Ri, o pior ser convidado da Renault e aparecer vestido da concorrência. Ainda bem que levei o Ford e não fui de Megane, ai é que era o bom e o bonito.

12:00 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

O Mário é assim...
É broa de 5Kg...alface....cebolas....pasteis de Vouzela!!!!
Passamos a ter A ROTA MAIS PEQUENA!
Mas valeu a pena!

2:16 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O Pedro teve toda a razão em ir assim...iamos para uma feira medieval e ele tinha de levar 2 cavalos...foi a forma mais simples de o fazer....porque a úniva vez que ele montou, a laura não o fotografou....

4:40 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Melhores de que os de Tentúgal... impossível!Só se foi por serem de borla!

7:32 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

DesculpaRui, mas estás redondamente enganado...e mais, quem os pagou foi o casal Sarmento, para que fique bem claro e a quem eu renovo os agradecimentos....

8:42 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Deixa-os falar, RUI... são bocas da reacção.

10:00 da manhã  
Blogger Laura Sarmento disse...

Oh, Mário, essa de eu não ter fotografado o Pedro não era para se dizer...já disse que a culpa não foi minha...a máquina é que não presta para nada e não foi capaz de captar tais momentos únicos :)

Quanto aos pastéis de Vouzela, não me posso pronunciar. Sou da terra do ovos moles (qual "morcona", Tó Ferrão?? Ai o menino!) mas ataquei ontem uma sobremesa de requeijão com doce de abóbora que... valha-me Deus. O Pedro deliciado com o seu pastelinho, o Mário com a sua tarte de côco...pronto, agora já disse tudo! Um trio de gulosos!

11:16 da manhã  
Blogger Pedro Sarmento disse...

Posso??
Sobre os Pasteis de Tentugal - Comecei pequeno a comer Pasteis de Tentugal,quando acompanhava todos os sábados fizesse Chuva ou Sol o meu pai para a pesca no molho Norte ou Sul da Figueira. A paragem era sempre no Sr. Justo (penso que a Pousadinha) para um café e um pastel ou uma queijadinha. Sempre fui mais fã de queijadas do que de pasteis, embora adore os dois, e hei-de continuar a gostar. Agora que os de Vouzela são melhores, disso não tenho dúvidas, mas coo cada um gosta de coisas diferentes.... adiante.
A diferença: A massa folhada e o recheio são melhores, massa mais solta e mais leve, e o recheio mais como eu gosto, muito ovo quase liquido que até escorrega, ao contrário da massa mais pesada e do recheio mais forte que dá muita sede digo eu dos de Tentugal. Mas eu continuo a gostar, posic laro.

12:25 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

NELA CURADO:deves necessitar de lentes novas-onde é que a ACADÉMICA anda na cauda da tabela?!já há muito tempo que a nossa BRIOSA não acabava a época tão bem posicionada.Um beijo da GINA FAUSTINO

12:56 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Eu sei disso, Gina Faustino! Ficámos em sétimo lugar.
Para não me acusarem de "situacinista" e porque a cauda é muito comprida... fiquei um pouco na retranca.
VIVA A BRIOSA

4:40 da tarde  
Blogger celeste maria disse...

Então Mário,decepado?
Como irei receber agora os teus produtos hortícolas?

Será que te vais alimentar apenas de pastelinhos?
Come os de Tentúgal,são recheados com os ovos moles mais espessos,mais uma folhinha de massa envolvente,o que os torna mais "alimentícios"!

9:10 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O decepado era só para a pose, ensaio geral para a feira medirval da torre de cambra...uma delícia...uma achega para a "guerra" vouzela/tentúgal...vou ter de levar uma caixinha de vouzela ao rui pato para ele a "operar" nos covões....

10:42 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

Mário,lindão,choramingão!

Coimbra,Bairro,Briosa,...são motivo
de lágrimita...por isso te chamei
"lamechas" no Samambaia,brincando
contigo!

Continuas a ser o Mário,lindão!

Olinda

1:43 da manhã  
Blogger Manuela Dias disse...

Mário
Parece boa ideia trazeres os pasteis de Vouzela ao Rui Pato,para que possa apreciar a textura da massa que é muito mais fina e delicada que a de Tentugal.O creme é excelente.
Quando ia para Vouzela eram óptimos de verdade e espero que tenham mantido essa boa qualidade.
Nela Dias

12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Podem-me chamar lindão, choramingão, santatoninho, lamechas, Márito, Mário, Márinho que eu encaixo em tudo; só não me chamem Máriozinho como fazia a empregada do Bino Reis...aí eu descarrilo....
Olinda, linda
Para além dos sítios que mencionaste, há este aqui e por perto...uma piscina de recordações onde mergulho todos os dias e que ma faz soltar a lágrima fácil...pergunto aos sarmentos como a zona é bonita, desde a quinta da cavada, à torre de vilharigues, a torres de cambra, aos rios alfusqueiro e couto, aos GPS na procura da torre de alcofra, nos pastéis de vouzela, no maior painel solar da europa, no assalto à carqueja do anselmo laranjeira, na broa que não esfarela, o requeijão com doce de abóbora, a tarte de côco, o naco de vitela, as migas de couve com broa, o vinho do lavrador da zona de silgueiros, a locomotiva a vapor do vale do vouga estacionada em vouzela, as suas pontes, hoje ecopistas...podia estar aqui a tarde inteira a escrever, que não chegava ao fim....
Nela Dias,
o prometido é devido...tenho de municiar o rui pato para que se convença...

3:19 da tarde  
Blogger Pedro Sarmento disse...

Porra Mário, está um gajo fechado no escritório e tu a abrires o apetite para a vontade de pegar no carro e rumar a Vouzela.

3:35 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu já cá estou e recebi hoje a carta para o levantamento do cartão do cidadão, com a cidadania de pinheiro de lafões, onde estou perto de tudo; ontem fui tomar um banho de civilização, e história, a viseu: centro comerciais o palácxio do belo a fazer inveja a muitos outros centros comerciais do país), o solar do vinho do dão (uma coisa do outro mundo, antigo paço episcopal) o hotel palácio dos Melos, a Casa de S. Miguel (Hello primo zé leitão, temos lá uma árvore)a cava de viriato requalificada...
Tem calma Pedro...já viste que a locomotiva do vale do vouga não anda, que a quinta da cavada é de pedra (pode é morrer o castiço do sr antónio, mas já lá está a filha para perguntar se a vitela pode sair; claro que não, vem é para a mesa...)os verdes pode tomar outras colorações, as torres se se aguentaram desde a idade média, aguentam mais uns dias, etc, etc, etc,. O tó ferrão quer cá vir com a Sharan de 7 lugares e ficar na casa do casais no outro lado do rio...só falta a oportunidade....

4:21 da tarde  
Blogger Laura Sarmento disse...

Essa do GPS...raios piscam os camiões que viram as setas indicativas da torre ao contrário!Eheheh!Mas encontrámos um "GPS" muito prestável, o que por essas terras simpáticas deve abundar.

5:09 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org