<

terça-feira, 30 de junho de 2009

A Minha Tatuagem.


No sábado passado, como o faço todos os anos, há uma Feira que faço sempre questão de visitar. A Feira do Artesanato, que decorre de 27 de Junho a 5 de Julho na FIL/ EXPO.Confortavelmente vestida e calçada, lá me ponho a caminho, fazendo questão de me apresentar mesmo à sua abertura, 15 horas, ficando até que, a vontade me fizesse regressar a penates.
Visito os diversos Pavilhões, começando pelo de Portugal, perdendo-me entre aqueles bordados lindíssimos (pensando para comigo e para com os meus botões: que maravilha, como a minha mãe adoraria que eu fosse uma menina assim prendada na agulha como ela o é, confesso que sou uma negação com a agulha e com o dedal, não sei porquê não os consigo emparelhar…Passo de seguida aos Pavilhões Estrangeiros…em alguns deles nem paro, pois actualmente com tanta casa de chineses espalhadas não só por Lisboa como também por todo o país, perdi em parte o interesse pelo artesanato oriental, assim como pelo de certos países africanos, pois vivi-o durante alguns anos da minha vida.
Após ter feito as minha “compritas”, sim porque Feira de Artesanato sem gastar algum dinheiro, para isso se vai poupando um pouco todos os meses, não é Feira de Artesanato e já um pouco cansada das pernas, convenhamos que andar e parar para apreciar, não é o mesmo que caminhar sem parar, que o confirmem os mais sábios na matéria… parei no stand de Marrocos.
Lá estava a tenda, onde não faltava o chá com os bolinhos (miniaturas) típicos, feitos à base de amêndoas, tâmaras, folhados e mel e… sentada numa cadeira uma marroquina trajada a rigor que fazia tatuagens, rodeada por algumas jovens que aguardavam a sua vez para ser alindadas.
Escrevo alindadas, porque os desenhos eram tão finos, as mãos ficaram tão bonitas depois de pintadas, as pernas e os braços tão primorosos que eu, no mesmo momento quis recuar no tempo 20 anos e actuar como se duma “Balzaquiana” me sentia.
Depois de ter escolhido um desenho, que me pareceu bonito, e após ter sido informada dos preços e duração dos mesmos, preferi a tinta preta que a “henna” cor ocre, embora um pouco mais cara mas também duraria um mês enquanto que a outra apenas quinze dias. Depois de bem acomodada, perna em cima do colo da (Fatma) Fátima, entreguei-me à destreza da artista, que começou o seu trabalho de seringa em riste. Não vos amofineis, porque a seringa, serviu apenas para desenhar, porque se fosse para injectar, por certo nem que ficasse a mais bonita do mundo me sujeitaria a tal sacrifício. Depois de mais uns dedos de conversa, despedi-me de tão agradável companhia, e enquanto aguardava uma hora até a tinta secar, fui passeando pelos pavilhões e regressando a casa, não sem antes memorizar a recomendação que me fora feita de não lavar a perna nessa noite.
Aguardei a chegada do novo dia, sacrificando o banhinho matinal, enfim, os fins justificavam os meios e ao fim da tarde lancei-me para o chuveiro para o duchezinho higiénico. A água tépida começa a escorrer pelo corpo, depois o gel complementa a devida higiene… a banheira, ai a banheira, a água que chegara branca corria para o ralo negra… a minha tatuagem??? Ai os meus ricos Euritos,.. tive medo de olhar não fosse a desilusão ser maior, veio-me logo à memória que tinha pedra "pomes" em casa, em última instância, antes “sem pele” que o desenho borrado…Mas nãoooooooo…”Ala Uhr Akba” (Deus seja louvado) apiedou-se desta vaidosa pecadora e deixou o desenhinho inteirinho bonitinho como quando fora desenhado.Resta agora comprovar se dura um mês, mas valeu o espanto dos meus colegas quando me viram com uma perna nova, pensando que a beleza a quanto obrigara…
Mariazinha da Silveira

Etiquetas:

6 Comentários:

Blogger Rui Pato disse...

Gostei! Tema actual, bem esgalhado!
Escrita clara e com ironia! É veleidade minha estar a fazer "crítica literária" aos conteúdos do Blog, mas sou e serei sempre adepto da qualidade dos mesmos, pois isso é que distingue os Blogs uns dos outros e é o que lhes confere a sua "marca" .
Parabéns

9:49 da manhã  
Blogger quito disse...

Um texto que li com curiosidade e prazer.
Prende a atenção do princípio ao fim. Parabéns.

2:25 da tarde  
Blogger Laura Sarmento disse...

O tema é por demais batido aqui dentro da casa dos Sarmentos, não tivesse eu 2 teenagers a reclamar independência da opinião dos pais, e simultaneamente dependência para poder gastar o que se pede pelas tatuagens e piercings. Mas adorei a tatuagem. Os euritos foram bem gastos, Mariazinha!

4:42 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Vaidades de mulher!
Em pleno deserto tunisino sob uma mescla verde de um oásis e o encanto de uns olhos verdes em tez morena de um "tuaregue"... o prazer do esculpir de uma tatuagem.
A "arte" num fim do mundo.
Durou quase um mês, Mariazinha.

5:03 da tarde  
Blogger cota13 disse...

Bonito desenho, e bonita perna.
Espero mais desenhos.
Bem escrito.
Um abraço.
Tonito.
Bom Ano.

10:21 da tarde  
Blogger MAC disse...

Li com muito apreço as vossas palavras que de modo algum as considero como críticas, bem pelo contrário, embora se o fossem as respeitaria, devo confessar, com muito menos orgulho, mas aceitá-las-ia na mesma, pois as críticas, construtivas ou destrutivas, são sempre bem vindas pelas razões que bem conhecem.

Fico grata ao Rui Pato, ao Quito, à Laura que me transportou, por momentos, ao seu seio familiar, à Nela, que por curto espaço de tempo me fez voar até à Tunísia, espero visitar em Setembro, mas por menos tempo, infelizmente os “carcanhóis”não são vastos, apenas por uns dez dias, mas com tudo a que tenho direito :-)) e ao Tonito a quem devolvo também, com afecto, o abraço e fazendo votos para que o Ano decorra com muita saúde e paz, o resto chegar-nos-á por acréscimo.

Bem hajam.

Mariazinha da Silveira

12:29 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org