<

sábado, 30 de maio de 2009

É esta a carta-mensagem de indignação


Agora sim, é fazer copy-past e enviar para geral@cm-coimbra.pt

Dignissimo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

Exmº Senhor Dr. Carlos Encarnação

Com os mais respeitosos cumprimentos, vimos solicitar a V.Exª , e antecipadamente agradecer, a melhor atenção ao que a seguir expomos:

Os signatários foram hoje subitamente surpreendidos pelo pedido do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a escassas horas da inauguração oficial do Jardim Infantil e Geriático “Encontro de Gerações”, recentemente construído na Praça dos Açores situada no Bairro Norton de Matos, que solicitou ao Senhor Fernando Rafael, para que este abdicasse da denominação já atribuída por essa Exmª Câmara ao citado Jardim.

O contacto explica-se, porque tinha sido o referido Senhor Fernando Rafael, habitante do Bairro Norton de Matos há quase seis décadas, quem oportunamente tinha sugerido a denominação “Encontro de Gerações”, que a Câmara a que V. Exª preside em devido tempo aceitou, face às razões que a sustentavam.

Permitimo-nos recordar a V. Exª que em 18 de Outubro de 2008, fruto da louvável iniciativa, esforço e dedicação do Senhor Fernando Rafael, no Centro de Recreio Popular do Bairro Norton de Matos, se realizou uma confraternização de cerca de 500 antigos habitantes deste bairro, a maior parte dos quais aqui cresceram, viveram e estudaram, nas longínquas décadas de 50 e 60 do século passado, sendo que muitos deles já se não viam desde esses tempos.

Esse evento ultrapassou as fronteiras do nosso bairro e da própria cidade de Coimbra que tanto amamos, tendo sido noticiado na imprensa escrita regional e nacional, nas rádios locais e nacionais, nas televisões, sempre com grande destaque e em termos extremamente elogiosos.

Estes factos constituem, em si mesmos, razões suficientes para justificar a adopção da denominação “Encontro de Gerações”, como aliás essa Exmª Câmara muito bem entendeu ao deliberar que assim se chamasse o equipamento colectivo em questão.

E como consta dos próprios convites que dirigiu para a sua inauguração.

Com efeito, a citada confraternização de Outubro de 2008 atingiu uma dimensão de tal ordem que dificilmente será comparável a qualquer outra da mesma índole que tenha sucedido ou venha a suceder na cidade de Coimbra.

O entusiasmo pela inauguração do próximo dia 31 de Maio tem sido tal, que se aprestava para comparecer, nesse dia, enorme número de antigos e actuais habitantes do bairro, muitos deles deslocando-se propositadamente dos vários pontos do País, para, com a sua presença, lhe conferirem o brilho que merece.

Todavia, a inesperada notícia dada pelo Senhor Presidente da Junta, desvaneceu esse propósito, desmobilizando as pessoas que, desta forma, já não tencionam nela participar.

Maior ainda foi a estupefacção de todos, ao saberem que foi apresentado como argumento para a mudança do nome do Jardim, o facto de terem sido alegadamente recebidas na autarquia, muitas mensagens e comunicações anónimas questionando a escolha da denominação “Encontro de Gerações”.

Não aceitam os signatários que se devam acolher as pretensões de anónimos, em detrimento das pessoas de bem que desinteressadamente querem registar para a posteridade um acontecimento tão marcante para elas e para cidade.

Finalmente, a denominação escolhida é suficientemente abrangente e justificável, dado que se trata de um equipamento colectivo cujo usufruto se destina realmente às várias gerações, como o próprio nome “Infantil e Geriático” indica.

Em face do exposto vimos respeitosamente solicitar a V. Exª que se mantenha a designação já deliberada, sendo a inauguração realizada nos exactos termos que constam dos convites já distribuídos.

Esperam acolhimento

Coimbra, 29 de Maio de 2009


..................................

(Nome e BI )

Etiquetas:

5 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Muitas coisas estranhas se têm passado...Avisei que nos destruiria.
Se não estava feliz, agora estou completamente arrasada.
FINALMENTE UNIDOS... voltemos a amar... e de mãos dadas... a lutar pelo NOSSO LINDO BAIRRO.

9:32 da tarde  
Blogger Manuela Dias disse...

Só neste momento tomei conhecimento do facto que no mínimo considero estranho.E, confesso que a palavra que me ocorre é "garotice".
Eu por mim ia já lá colocar uma placa enorme - ENCONTRO DE GERAÇÕES.
Nela Dias

12:34 da manhã  
Anonymous Bernardo disse...

Plágio!

Eles não se entendem...


"Carlos Encarnação exige inquérito a Quatro agentes da Polícia
Municipal sob inquérito
Comandante lamenta “excesso de zelo” na intervenção
de quinta-feira à noite na Praça da República,
quinta-feira levaram a cabo uma operação de levantamento de autos e reboque de vários veículos na Praça da República, entre as 21h30 e as 23h00. Em causa está não só a actuação dos agentes, mas principalmente as declarações que prestaram a um jornalista da Antena 1, cujo carro terá sido rebocado.

Os polícias terão dito que estavam a agir sob ordens directas do comandante, que mandava aplicar as coimas fora da legalidade – naquela zona as infracções implicam apenas uma coima de cerca de nove euros, e não o bloqueamento ou reboque. Isso mesmo confirmou o vereador independente Pina Prata que, estando a passar junto ao local, assistiu à operação. Pina Prata conta que interpelou directamente os agentes, que lhe responderam estar a cumprir ordens directas do comandante. «Pude comprovar a revolta dos próprios polícias por estarem a desempenhar aquelas funções, um meio viciado de caça à multa para aumentar receitas», criticou o vereador.

Só que o comandante rejeita liminarmente as acusações, e dá outra versão da história: «são agentes problemáticos, principalmente três deles, com quem já houve vários confrontos. Naquela noite, chamei-os mais uma vez à atenção porque ainda estavam nas instalações duas horas e meia depois de entrarem ao serviço, o que acontece recorrentemente, e dei-lhes como exemplo a Praça da República, ali tão perto e que estava caótica. Quando saíram, um deles fez uma chamada telefónica». Minutos depois, conta, os agentes estavam na praça a rebocar um carro da RTP, perante o vereador.
«Estavam muitos mais carros em situação irregular naquela zona, e a rebocar, que fosse o primeiro da fila. Em vez disso, escolheram aquele, muito mais difícil de deslocar». O responsável explica que, para levar especificamente aquela viatura, «foi necessário colocar o reboque em sentido contrário, na rua de sentido ascendente da praça, com os faróis ligados direccionados para os condutores que subiam, causando muito incómodo e congestionando o trânsito». António Leão questiona por isso «qual a necessidade daquele circo mediático». A juntar a isto, o comandante mostra ainda o relatório de actuação dessa noite, onde apesar de várias ocorrências, não há registo das operações na Praça da República.
Ao princípio, diz António Leão, «julguei que o alvo era apenas eu, mas depois deste caso apercebi-me que talvez não seja apenas isso».Sem querer fazer leituras políticas, Carlos Encarnação afirma apenas «que a cena não foi digna», e a serem verdade as declarações dos agentes, são um «ataque à inteligência da Câmara que obviamente não patrocina essas atitudes». O presidente exige por isso averiguar «se os agentes actuaram com exagero e com intenção de criar um conflito com o comandante».
António Leão reconhece que os problemas não são de agora, mas quando assumiu funções, a 1 de Janeiro deste ano, os confrontos agudizaram-se, talvez «por ter vindo de fora, com uma exigência de trabalho e responsabilidade muito grandes». O comandante refere que a solução, em último caso, é a abertura de um processo disciplinar e a eventual expulsão dos agentes mais problemáticos. «Mas depois cria-se um problema social, vai-se desestruturar uma família, e quero evitar isso ao máximo»."

4:26 da tarde  
Blogger Vasco disse...

A minha indignação já foi expressa.
Pensava que já não emprenhava deouvido.

10:02 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

E assim... se consegiu desmobilizar toda a gente do nosso BLOG.
Alguém esfrega as mãos de contentamento.
Não é por morrer uma andorinha que acaba a Primavera.

11:47 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org