<

terça-feira, 28 de abril de 2009

A Gripe Suina

Perguntas e respostas sobre a gripe suína

Como todos os cuidados são poucos a Isabel manda este texto para o pessoal relembrar

A gripe suína, que causou 20 casos de mortes confirmadas no México e dez casos de infecção confirmadas nos Estados Unidos, está a ser motivo de muitas interrogações entre a população ante o alerta das autoridades sanitárias.

P. O que é a gripe suína?

R. Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode propagar-se rapidamente.

P. É transmissível ao ser humano?

R. Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contacto com esses animais.

P. Pode-se contrair a doença se comer carne de porco?

R. Não, como recordou, neste sábado em Paris, o Ministério da Agricultura. "A gripe de origem suína no México não se transmite pela carne, mas por via aérea, de pessoa para pessoa".

A temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias, precisam os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC).

P. Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

R. Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários.

Os porcos tornam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas.

Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.

P. Existe vacina contra esta doença?

R. Só para os porcos. Não para o ser humano. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas "a produção de vacina pode tornar-se possível na medida em que o vírus tenha sido identificado".

O Tamiflu, o medicamento que contém o seltamivir, utilizado contra a gripe aviária, é eficaz diz a OMS.

A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína.

P. Por que a OMS está em estado de alerta?

R. "Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afectados", explicou a OMS em comunicado.

Segundo um comunicado emitido pela Direcção Geral de Saúde, não há qualquer caso conhecido em Portugal.

A DGS recomenda a viajantes que se desloquem para regiões afectadas:

- Lavagem frequente das mãos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão da infecção;
- Cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel sempre que possível;
-Utilizar lenços de papel, que devem ser de uso único, depositando-os num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização;
- Limpar superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) com um produto de limpeza comum;
- O cumprimento destas indicações é muito importante igualmente em crianças ;

Os viajantes que regressem de áreas atingidas ou que tenham tido contacto próximo com qualquer pessoa infectada e que apresentem sintomas de gripe (febre alta de início súbito, tosse, dificuldade respiratória, dores musculares e dores de cabeça) devem permanecer em casa e ligar para a Linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24 e seguirem as instruções que lhes forem dadas.

Notícia Sapo - Sapo Notícias.htm

Isabel Melga

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger Rui Pato disse...

E... cuidado com as Melgas!

2:23 da tarde  
Blogger Bobbyzé disse...

Nao se ponham a utilizar o TAMIFLU antes da hora, pois é bastante prejudicial para a saude e ninguém até hoje falou disso em Portugal!
ATENCAO!!Nao comprem TAMIFLU pela internet pois a dosagem do produto nao é o mesmo e revela-se PERIGOSO!!Informaçoes dadas pelos médicos franceses ontem na TV.
Conselho aos amantes dos biscates: nao mexam nas porcas!!!!

10:33 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org