<

sábado, 28 de março de 2009

O que me vai intrigando

Se calhar sou eu que sou burra, mas há coisas que não consigo perceber. Durante muitos anos, politicamente, revi-me na esquerda (é, estou a falar de política). Depois, eu, que até me considerava de esquerda, comecei a desconfiar quando uma certa esquerda moderna começou a achar que os polícias eram uns malfeitores que deviam andar desarmados na rua, não fossem eles balear simpáticos criminosos que andam a fazer pela vida.

Revia-me também no ódio que a esquerda devotava aos Estados Unidos, que invadem tudo e todos em nome de interesses nacionais injustificáveis. E pensava: “Estes gajos têm razão. Não percebo muito bem aquilo da polícia, mas em relação aos Estados Unidos não podiam estar mais certos”. Dei-lhes o benefício da dúvida. Mas, entretanto, começaram uns mascarados a matar gente anónima, a incendiar igrejas e embaixadas e a ameaçar o meu Ocidente de morte. E comecei a ver a esquerda europeia a dizer compreendê-los.

De maneira que a esquerda de hoje me coloca dúvidas metódicas. Precisava que me explicassem por que é que a esquerda coeva simpatiza com gente que mata em nome de uma religião se, tal como eu, essa esquerda sempre se disse agnóstica ou ateia; precisava de saber por que é que a esquerda apoia regimes muçulmanos que não destrinçam entre Estado e Religião, se foi a própria esquerda a defender em primeiro lugar que essas coisas têm que ser separadas; precisava de saber por que é que a esquerda sempre esteve na vanguarda da defesa da igualdade e agora defende os regimes islâmicos onde a igualdade é letra morta (e que o digam as mulheres); precisava, ainda, de saber por que é que a esquerda insiste em simpatizar com gente que simpatiza com Hitler. Se alguém me quiser esclarecer estas dúvidas, eu agradeço, que já matuto nisto há largo tempo sem conseguir chegar a conclusões. Não vale é dizerem-me que é só para combater o capitalismo americano, que esse também sempre o tentei combater e não é por isso que alinho no desvairo islâmico.

Nunca fui cliente de qualquer tipo de sistema e, por isso, sempre antipatizei com os imperialistas norte-americanos e com a Europa mais próxima dessa gente. Mas uma coisa eu sei: na Europa de raiz judaico-cristã sempre pude ser do contra, sempre pude dizer mal do catolicismo, sempre pude desenhar caricaturas (isto não é verdade, mas só porque não sei desenhar), sempre pude citar autores do século XIV ou de outro século qualquer sem que me ameaçassem de morte. Quando muito, podiam dizer que seria excomungada, que isso me permitiria na mesma ter uma vida perfeitamente normal. Apesar desta liberdade - ou talvez por ela - eu e a esquerda éramos aliados contra o papal ultramontanismo. A cultura europeia é a cultura da liberdade. As teorias de esquerda são produto europeu (ainda alguém se lembra de Marx?). E, se esse produto europeu se virou contra a sua própria cultura, então nada mais resta. Por causa dos maometanos e da esquerda ressabiada que os defende, qualquer dia um ateu começa a dar vivas ao Papa e a querer retomar as Cruzadas.

P.S.: Eu sei que o texto é grande e que os ADMs não apreciam mas, devido a compromissos profissionais que me relegaram para um local tão longínquo que até a Internet tem dificuldades em lá chegar, é natural que me exceda.
Mariazinha

Etiquetas:

25 Comentários:

Blogger ai kei dcair disse...

Ó Mariazinha.
Vá estudar que anda desactualizada.
Cumprimentos.
(Quando me apetecer respondo-lhe)
Jorge Carvalho (Jó)

3:20 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Jorge, a resposta é de mau tom.
Confirma-se.
Onde está o tão apregoado pluralismo?
Gostei do texto, bem pertinente.
Certamente estou desactualizada.
Muitas destas dúvida são,também,as minhas.
O meu percurso tem sido o seu ...da esquerda para a direita...após muita leitura, estudo, observação e vivência.
Que nos responda, confirmando ou corrigindo, gente séria e abalizada, sem pruridos nem demagogias.
Um abraço e grata pela "directa".

3:37 da tarde  
Blogger Isabel Melga disse...

Boa Tarde! Só agora li o teu texto, mas quem sou eu para fazer uma análise? Ninguém! Apenas falo do que sei e naquilo em que acredito. Não vacilo quanto às minhas convicções embora mantendo sempre um espírito crítico ou de dúvida sobre o que me intriga ou me provoca alguma indignação. Mas isso julgo ser saudável, nós somos seres pensantes, reflectimos e não engolimos tudo o que nos querem impingir.
Porém, uma coisa tem de se fazer quando se acredita em algo: é averiguar as “fontes de onde vem a água” e se não está poluída; depois saber ainda a razão dessa poluição, as suas causas!

Acredita que pelas primeiras intervenções tuas, te julgo uma pessoa idónea, bem intencionada e bem informada. Mas também entendo que não estando nós em cima dos acontecimentos e se nos encontramos algo isoladas ou com pouco acesso a informação diversificada, corre-se o risco de ficarmos emprenhados pelos ouvidos.

Hoje e no passado assim aconteceu, a comunicação social é uma arma de dois gumes: tanto pode ser mortífera, como uma vigilante e guardiã dos direitos dos cidadãos e das injustiças socais. Actualmente, pela proliferação de jornais, canais televisivos, Internet e acima de tudo por influências económico/financeiras muito poderosas e perversas é fácil baralhar as pessoas menos atentas. As notícias e as contra notícias insinuam-se, ainda mais “credíveis” do que as histórias do Poirot ou da Aghata. Encharcam-nos a cabeça com o que eles querem que ouçamos e depois as pessoas vão interiorizando inconscientemente raivas e dúvidas sobre questões erradas e “apontam” as suas armas para os alvos inocentes sem darem conta de que estão a aceitar as regras do jogo dos detentores dos poderosos interesses económicos. É mesmo muito importante uma pessoa não se precipitar e informar-se permanentemente para saber de que lado está o inimigo…
Quanto a “Partidos” todos sabemos que nenhum é perfeito e de que em todos existem ovelhas ranhosas, mas uns felizmente defendem melhor o rebanho do que outros que só se preocupam em guardarem as ovelhas deles…Por favor, já é tempo de sabermos aonde estão escondidos os lobos vestidos de cordeiro…Já temos mais de 30 anos de democracia com desilusões, derrotas, alegrias, maiorias….parcerias bizarras, partidos saídos à pressão em alturas de crise e que desapareceram assim com nasceram, por tudo isto, tenhamos Tininho (faz mais falta do que uma mãe)!!! Não brinquemos com coisas sérias nem façamos comparações aberrantes! Cada um pense pela sua cabeça e opte pela sua cor, mas depois de digerir bem o que se passa pelo Mundo e por cá!!! Fazem esse favor? Bom Trabalho, Boa Escolha e Boa Sorte! Grande Abraço da Isabel Melga

6:28 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

Uma das acusações mais frequentes de que os advogados são alvo na sua profissão é da sua aparente vo lubilidade, que lhes permite defenderem hoje aquilo que se diz que é branco e amanhã aquilo que se diz que é preto.

Tudo porque existe uma tendência do cidadão comum em apressadamente se pronunciar sobre casos publicos que a imprensa lhe traz ao conhecimento, sentenciando, rapidamente, sem curar de recolher dados oriundos de todos os quadrantes.

Já o tenho dito aqui várias vezes e repito.
Não há verdades absolutas. Tudo tem um verso e um reverso, como uma moeda.
Se me pedirem para enaltecer a cara da moeda, encontrarei sem muito esforço, argumentos para a caracterizar como a face mais importante.

Mas saberei também com igual facilidade encontrar os méritos da coroa da mesma moeda que, apresentados sem contraditório, convencerão os incautos e os superficiais de que afinal aquela é que é a face da moeda mais importante.

E afinal são as duas...

..........
No caso vertente, a Mariazinha da Silveira refere coisas com que estamos de acordo e com as quais muita gente se questiona.
Mas, digamos, que essa é a verdade oficiosa, aquela com que a nossa civilização dita judaico cristã diariamente nos inunda.
Tentando pensar por nós!

Não deixemos que pensem por nós. Nesse aspecto, subscrevo inteiramente o que diz a Isabel. E só não subscrevo o que diz o Joca porque ele apenas atirou a pedra para o charco.

Mas palpita-me que se responder como prometeu à Mariazinha da Silveira, dirá coisas com as quais estarei de acordo.

Mas só o saberemos se lhe apetecer responder-lhe..

Rui Felicio

6:49 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Esqueceste-te de mim Isabel...
Também sei no que acredito e eu como tu, acredito nas minhas convicções e não abro mão delas.
Nâo estou isolada nem fora dos acontecimentos, tendo até participado muito activamente em muitos deles, na procura de um mundo melhor e mais justo.
A observação e participação contínuas obrigaram-me a não pactuar com mentiras de movimentos, então ditos de esquerda, centro ou direita.
Eu vi. Eu sabia. Eu estava lá.
Para trás ficou a ditadura, da qual não faço a apologia.
Mas digam-me se é este o caminho a percorrer ou se é esta uma sociedade justa!...
Vivemos num mundo corrupto, hípócrita, de valores completamente distorcidos, onde mulheres e crianças são abusadas, onde os velhos são encaixotados vivos, onde os sexos se diluem numa mescla contra-natura, onde os trabalhadores continuam explorados, onde grassam os roubos, a guerra e a fome. Onde as máfias dominam cidades, onde a esvravatura prevalece, onde os jovens se consomem em orgias de alcool e drogas, onde não se pode sair à luz da Lua e onde nos temos de acautelar, aos raios do sol.
Onde a fraternidade e o amor passaram para plano secundário ou, até, nenhum. Onde imperam o ganho fácil, os bajuladores, os egoistas, os trauliteiros, os "off shores", a banca perversa,os mecenas da mentira, etc....
É esta a sociedade de que temos tanto orgulho por ter conquistado?
Colaborei na mudança, mas nego-me terminantemente a continuar o mesmo rumo.
Eu quero outro mundo.
Não me revejo em nenhum partido.

7:46 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

Súbditos NÃO
Cidadãos SIM!

Generalizou-se a política do:
Depois logo de vê...

"agora não,que é hora do almoço"
"agora não,que me dói a cabeça"
"agora não,que me dói a barriga"
"agora não,porque joga o Benfica"
etc.,etc.,etc...

Há sempre uma justificação para prolongar os "agora não" do nosso
destino.

Ouçamos aquela linda canção dos
"Deolinda",chamada "Movimento Perpétuo Associativo" em que,depois
de um incitamento às massas para que tome uma atitude("agora sim,temos a força toda/agora sim,há pernas para andar") lá vem
o "logo-se-vê"!!!

O questionar,a ambivalência sobre
alternativas, o ter dúvidas,nunca ter certezas absolutas são premissas que devemos ter em conta
MAS subjacentes a uma ideologia/princípios...
no meu caso de esquerda.

Estão aqui algumas citações de um artigo de opinião de Alice Vieira.

olinda

7:48 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Muito pertinente o teu comentário.
Concordo plenamente.

Por curiosidade.
Como sabes, Alice Vieira tem contos infantis. Era os que comprava para a Sónia ler, quando pequenina.

7:56 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

O que mais me irrita é as pessoas arrogarem-se a detentoras da verdade e do conhecimento.
Implicitamente chamam os outros de ignorantes, incultos e manipuláveis.
Não é certo nem correcto.

8:02 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

VAMOS FICAR ÀS ESCURAS PELO PLANETA

mas abriremos uma excepção..."logo se vê,joga a selecção de PORTUGAL"
(aqui está mais uma situação de adiar...)

FORÇA POTUGAL!

TERMIN.VOU APAGAR O COMPUTADOR E
AS LUZES.

8:31 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Belo jogo e bela atitude, a nossa.
Cumpri a minha obrigação de cidadã do mundo.
Tudo apagado, à excepcção do dito.
A paixão é forte...

Beijinho, OLINDA

9:39 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Estás perdoado.
Essa de não perceberes puto... é chalaça.
Nos copos... não acredto.
Eu até julgava que a Mariazinha eras tu. Lembras-te da nossa brincadeira?
Afinal, parece-me que existe... mesmo.
Beijos para ambos

11:08 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

Jorge

Com a D. Mariazinha da Silveira tu
podes brincar...ela tem simpatia por ti e...além disso, o Ruizinho
Felício é amigo da Fernandinha Silveira ou seja é uma Família Felícia!!!

Como já acabou o jogo...a família
estará a estudar como tu sugeriste!

Gina,deixe falar o Jorge!

Com os copos?
Estás a jogar...na mesa de pé de galo?
Lembras-te?


Olinda

11:43 da tarde  
Blogger Isabel Melga disse...

Nela, vamos lá arrumar bem as nossas gavetas de um bom entendimnto. Eu aqui, só respondi à Mariazinha porque foi a pessoa que mais polémica e dúvidas gerou na minha mente, entendes? Nunca por falta de consideração ou por falta de interesse deixei de te responder, apenas já estava muito longo o texto. Para além disso o que escreveste foi mais comedido e concordo e entendi-te melhor, só foi essa a razão. Aliás todas nós temos estilos muito diferentes de nos expressarmos e ainda bem, torna-se mais animada a discussão. Já afirmei várias vezes que a palavra escrita se torna mais rígida, forte, e temos de dar desconto a isso. Portanto e resumindo nem penses que não respondi porque ignorei, apenas por ter concordado no essencial contigo. Não queria monopolizar este espaço, concordas ou não? O importante é respeitarmo-nos e aceitarmo-nos como somos e não desconfiarmos que existem outras intenções. Saúde e Bom Domingo! Isabel Melga

12:10 da manhã  
Blogger Ernesto Costa disse...

Mariazinha:

Tem a certeza de que está a falar da esquerda? Ou de outro modo: de que esquerda está a falar? Da moderna? Da maometana? Da ressabiada? Ou de outra qualquer? E pode explicar-me o que é isso de "cultura europeia", a cultura da liberdade, do seu Ocidente?

Não a conheço, mas deve ser pessoa muito nova, pois não noto que alguma vez tenha tido problemas com aquilo de que mais gosta: a liberdade, a sua liberdade, neste Ocidental torrão Lusitano.

Do que diz apenas fico com a convicção de que, para além das dúvidas, tem muitas certezas metódicas... e algum desconhecimento sobre as religiões. Todas as religiões que viraram poder de estado. E as suas instituições. Pela minha parte não vejo nenhuma diferença entre muçulmanos e cristãos. Vê?

A sua sorte foi não ter vivido no tempo da Inquisição.
A sua sorte é sendo mulher (julgo eu ...) não se preocupar com o papel que todas as religiões reservam às mulheres. Todas as religiões que viraram poder de estado! E as suas instituições. E as Cruzadas que refere? Foram um grande momento de exaltação em defesa dos valores mais sagrados do ser humano, do seu Ocidente... Sem dúvida! Os Cruzados foram a Al-Qaeda da época! Citou Marx. Numa coisa ele teve quase razão: a religião é o ópio do povo, disse! Só que como ele tinha uma visão europeia e culta, falou no singular e esqueceu-se das espadas.

Eu, no que me toca, e por muitas das razões que a Nela Curado refere num dos seus comentários, vou continuar a pertencer às esquerdas.

Àquela esquerda que não tem ódios, mas tem valores, àquela esquerda que fica horrorizada quando mandam duas torres gémeas abaixo matando milhares de pessoas, àquela esquerda que acha que a democracia mais do que o poder da maioria é o respeito pelos direitos das minorias, àquela esquerda que não tolera regimes de partido único, àquela esquerda que não aceita que o Papa beije a terra de Timor em plena ocupação indonésia, àquela esquerda que rejeita os que hipocritamente afirmam defender a Vida mas acham que o uso do preservativo só agrava a disseminação da SIDA, àquela esquerda que não aceita Guantánamo ou qualquer prisão onde se está apenas por delito de opinião, ou pela cor da pele ou por outra qualquer coisa, àquela esquerda que se revolta quando os que enriquecem à custa de lucros fraudulentos são recompensados pelo poder da cultura ocidental, àquela esquerda que não tolera que os que enriquecem à custa de lucros do capital e do trabalho se ponham a despedir por estes lucros desceram um pouco, àquela esquerda que não espera calmamente por um amanhã melhor, mas que trabalha para o construir.

Àquelas esquerdas!! Todas.

Entendo as suas dúvidas. Lamento não poder ajudar. Mas não se preocupe. É que, seguramente, não está sozinha nessa sua Cruzada pela Verdade ...

Continue, que um dia ainda encontra qualquer coisa.



Jó-Jó

12:15 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Jojó:
a minha salva de palma para o teu excelente comentário.
É um tema tão difícil que quem se atreve a pegar nele corre sempre o risco de caír na armadilha maniqueísta dos "puros /impuros". A tua maturidade e sabedoria, consegue reflectir sobre o interessante e provocatório post da Mariazinha, dando-lhe uma perspectiva muito lúcida, no meu entender.

11:43 da manhã  
Blogger Gina Faustino disse...

Lamento o que de novo se está a passar-porem comentários em nome de outras pessoas.Sou casada com o Jó Carvalho há muitos anos e nunca ele me impôs fosse o que fosse nem eu a ele.Ambos sabemos assumir o que dizemos e o que fazemos e algumas vezes estamos em desacordo total.Por favor deixem-nos bem em paz,não ponham comentários que não foram feitos por nós.GINA FAUSTINO

12:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Joca com os copos não sabe o que diz e a mulher nao consegue tapar-lhe a boca.

3:00 da tarde  
Blogger ai kei dcair disse...

O Joca (ou a formiguina) (( ou o Jorge Carvalgo (Jó))), como queiram:
Lamento que o 1º comentário feito a este texto da minha amiga Mariazinha, não tenha sido feito em tempo diferente do real (se fosse depois de alguns que apareceram posteriormente) teria certamente, outro tipo de leitura.... Paciência.
Hoje, de manhã, encontrei-me, por mero acaso, com ela (Mariazita).
Disse-me ela que ela, e só ela, e mais ninguêm, vai responder a todas as duvidas sobre este pertinente tema.
Jorge Carvalho (Jó)
(com fotografia da formiga)

3:54 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

Hoje dizia-me uma amiga:

"Portugal de Queiroz volta a fazer bluff...
Não sei se é bluff,sei que é apenas triste.Não é só por causa do
futebol,é por tudo.Não há uma dinâmica de vitória:ele é a Quimonde,ele é o desemprego,ele é o endividamento,ele é...
Apre,estamos a precisar de golos e de qualquer GRITO que nos galvanize".

Pois é,Fátima,também concordo contigo!

Olinda

6:02 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Obrigado Mariazinha.
Obrigado Jó-Jó.




VIVA O 25 de ABRIL!!!

10:13 da tarde  
Anonymous eliseo disse...

Apagaram o comentario da esquerda ressaibiada?
Isso não se faz. Deixem-nos falar.

8:18 da manhã  
Anonymous mariazinha disse...

Estou a verificar que retirarem o meu comentario feito anteriormente em que concordava com o que o Jo-Jo escreveu sobre as esquerdas.Alertaram-me a dizer que apareceu aqui um comentario que tambem retiraram, dum daqueles comunistoides que se arma em cultor das almas.
Não sei quem é nem quem era, não conheço e espero que não coma criancinhas.Deve ser então dos perigosos para que os ADMs tenham retirados os comentarios.
Assim sendo, insisto em enviar o texto que tinha enviado anteriormente.


Apreciei bem o seu comentario sobre uma esquerda que defendemos e aquela que aparece agora defendida pelos jornalistas gaiteiros e perigosos.
Vou aproveitar e repetir aquilo que diz: Pertenço sim e ainda, áquela esquerda que não tem ódios, mas tem valores, àquela esquerda que fica horrorizada quando mandam duas torres gémeas abaixo matando milhares de pessoas, àquela esquerda que acha que a democracia mais do que o poder da maioria é o respeito pelos direitos das minorias, àquela esquerda que não tolera regimes de partido único, àquela esquerda que não aceita que o Papa beije a terra de Timor em plena ocupação indonésia, àquela esquerda que rejeita os que hipocritamente afirmam defender a Vida mas acham que o uso do preservativo só agrava a disseminação da SIDA, àquela esquerda que não aceita Guantánamo ou qualquer prisão onde se está apenas por delito de opinião, ou pela cor da pele ou por outra qualquer coisa, àquela esquerda que se revolta quando os que enriquecem à custa de lucros fraudulentos são recompensados pelo poder da cultura ocidental, àquela esquerda que não tolera que os que enriquecem à custa de lucros do capital e do trabalho se ponham a despedir por estes lucros desceram um pouco, àquela esquerda que não espera calmamente por um amanhã melhor, mas que trabalha para o construir.
Àquelas esquerdas!! Todas.
Não pretendo pertencer a uma esquerda que desculpa criminosos.
tambem não quero pertencer a uma esquerda que quase o imolou quando esteve à frente da Independente.
Isso não. Já tenho idade para estar farta desses e ter mais cuidado com eles.

Foi com este texto que o tal diz que achava que era terrorismo estar a defender o Jojo e outros que concordavam com a minha posição de desiludida.

8:42 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

o que é um comunistóide? é um censor?

1:41 da tarde  
Anonymous Ló Gaspar disse...

"Já o tenho dito aqui várias vezes e repito.
Não há verdades absolutas. Tudo tem um verso e um reverso, como uma moeda."
Copiei isto do comentário do Felício.
Devia copiar outras coisas do comentário do Jó-Jó (como gosto de te ler)e dos comentários de todos vós.
Todos deram opinião trocaram ideias e ainda bem que a Mariazinha continua a escrever e a mandar uns pózinhos, bem oportunos, para animar
Adoro esta anónima.

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

São os censores do partido que aqui andam encobertos e por vezes são anonimos.Penso eu.
Por vezes aparece a dar a cara para receber o ordenado.

3:21 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org