<

terça-feira, 31 de março de 2009

40 ANOS DEPOIS - 17 DE ABRIL DE 69

O tempo é uma respiração da memória. Mas há uma subtil alegria, quando nos sentimos parte de uma memória colectiva que simultaneamente nos acolhe e transcende.

É em redor de uma dessas memórias que vamos confraternizar. Sem quebrar a nossa irredutível singularidade, soubemos projectar-nos em conjunto num horizonte de esperança. E é isso que está escrito no livro da memória.
No próximo dia 17 de Abril, sexta-feira, em Coimbra, a partir das 19 horas, nos Jardins da AAC, por iniciativa da respectiva Direcção Geral, vamos comemorar o regresso ao futuro sem saudade.
Vamos comemorar o 17 de Abril, em confraternização com os actuais estudantes, que nos deram a imensa honra de ligar as comemorações do 17 de Abril de 1969 com o 25 de Abril de 1974. Não é fácil estar à altura de um simbolismo tão amplo.
Não sintamos, contudo, o peso de imaginárias glórias. Fomos apenas homens comuns que se juntaram e se ergueram, tendo podido, por isso, ficar de pé frente ao destino. É assim que nesta memória queremos homenagear muitas outras, sejam elas largas avenidas da história, sejam pequenas memórias da resistência e da esperança pelas quais, na teimosia de um dia a dia penoso, muitos teceram a possibilidade de um futuro.

Vale a pena inscrevermo-nos nessa confraternização dos 40 anos da crise de 1969. De facto, hoje, é já possível compreender com clareza que a presença de cada um de nós é verdadeiramente indispensável.
Dado que haverá jantar (custará cerca de 10 Euros, por pessoa) e animação, é preciso saber-se atempadamente quantos seremos. Por isso, tens que te inscrever, desde já, indicando claramente o número de pessoas a que corresponde cada inscrição, a qual terá que ser feita o mais tardar até 14 de Abril, por e-mail, para o seguinte endereço

17abril@academica.pt

Coimbra 26 de Março de 2009
Com um abraço amigo
Décio Sousa, Estela Castilho, Fernanda Campos, José Dias, Manuela Lacerda, Rui Namorado
Rui Pato

Etiquetas:

5 Comentários:

Blogger Rui Felicio disse...

Estava na Guiné nesta altura. Mas chegavam-me por correio semi clandestino todos os panfletos e comunicados deste tempo glorioso de Coimbra.
Acompanhei à distância, triste de não poder estar presente.

Um abraço ao Rui Pato por não ter esquecido tal data.

Rui felício

5:38 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

40 ANOS é muito tempo...mas parece
que foi ontem!

A nossa memória não pode apagar um acontecimento político de grande
Significado e Coragem!

Olinda

6:22 da tarde  
Blogger Isabel Melga disse...

Por coincidência, enquanto lia no Blog a invocação desses gloriosos e agitados dias, do ano de 1969 em que a nossa vontade, energia e convicções, eram mais fortes do que todos os cães polícias e barreiras de cavalaria, deu a notícia na TVI que o Sócrates tinha convidado todos os Partidos para uma Ceia Pascal sábado de Aleluia e pensei logo em grande oportunismo político ou então quem sabe? Leu o nosso Blog e lembrou-se de que muitos dos seus actuais braços direito estiveram ao nosso lado cerrando fileiras em 69! Quiz lavar a Alma e as mãos...Estou a imaginar o estilo de conversas que irão ter uns com os outros se é que conseguirão digerir a comida…Será que vão mesmo agora formar a tão desejada frente esquerda e unida? Quem ficará na mesa ao lado da Ferreira Leite? E ao lado do Jerónimo de Sousa? O Louçã com o Portas ou com o Sócrates? mas devido à crise nacional e para evitar mal estares, deverão optar por uma refeição volante em que eles andarão esvoaçando uns pelos outros a namoriscarem-se ou a beliscarem-se, (politicamente falando, claro), nada de maldades!!! Estou desejosa por ver a reportagem deste famoso Encontro assim deixem entrar os jornalistas…Irão imolar quem??? Por mim prefiro o cabrito com batatinha nova assada…A política tem destas coisas, muita hipocrisia, muito cinismo e muita ironia!!! Um Alberto Martins por exemplo, quem haveria de dizer? Ou o meu amigo Vital? Mas o Povo tem sempre razão: “Nunca digas desta água não beberei”, nós vamos vendo a Banda passar ou a Procissão da Via Sacra….Isabel Melga

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Esta crise passou-me ao lado; estava na tropa, em Évora e nem panfletos ou comunicados me chegaram às mãos...

4:27 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Isabel: Que confusão, minha amiga! O que que é que tu achas? Ir comemorar o 17 de Abril é ir lá ver VIPs ou é ir relembrar um momento importante da luta estudantil?
Hipocrisia? Então e no dia da mãe, do pai, do cão, da água, Natal, Páscoa, etc, etc? Não há hipocrisia?
Nem parece teu...

5:15 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org