<

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CHOUPAL - O que fazer ?

Realizou-se ontem uma sessão pública na Casa Municipal da Cultura para debater o novo traçado do IC 2 que pretende passar em viaduto sobre a Mata do Choupal.
Foram oradores o Prof. Jorge Paiva, Prof. Marçano Cardoso e Arq. Luís Sousa.
As exposições foram bastante interessantes tendo o Prof. Jorge Paiva falado sobre a biodiversidade e o que representa o Choupal para a preservação da qualidade de vida presente e futura na cidade de Coimbra, que esta travessia era um acto gratuito e um atentado à preservação deste património natural. Realçou a importância dos movimentos cívicos na defesa do património constatando que infelizmente a população de Coimbra era muito pouco participativa e que os estudantes, parece que na sala estariam muito poucos, não passavam a maioria deles de emigrantes de passagem e que pouco se interessam pelas questões da cidade.
O Prof. Marçano Cardoso, Provedor do Ambiente, informou que não só deu parecer negativo à passagem desta ponte sobre o Choupal como referiu que esta medida não passava duma mera decisão exclusivamente política. Que neste e em outros casos a política ambiental nada tem a ver com as orientações da Comunidade Europeia.
O Arq. Luís Sousa apresentou o seu projecto alternativo à construção desta ponte, demonstrando como de acordo com o Plano Viário em curso esta obra se torna desnecessária e como Coimbra poderia ser numa perspectiva futura uma cidade mais amiga do ambiente e onde valeria a pena viver.
Pela Plataforma foi realçado a importância do abaixo assinado que está disponível em diversos sítios da cidade bem como a petição on line que será tornada pública.
Apelo a que estejamos atentos e que todos possam e devam subscrever a Petição On Line na defesa do Choupal.
Para melhor poderem estar em dia com toda esta problemática poderão consultar http://soschoupal.blogspot.com/ bem como http://www.plataformadochoupal.org/.
Abílio Soares

Etiquetas: ,

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Presidente da República, Primeiro-ministro, Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro Ministro
Exmo. Senhor Presidente da Câmara de Coimbra
Exmo. Senhor Ministro das Obras Públicas
Exmo. Senhor Ministro do Ambiente

Os cidadãos abaixo assinados manifestam a sua total oposição ao novo traçado do IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e a Mata Nacional do Choupal.

Os signatários:

1. Não aceitam a amputação de parte da Mata do Choupal, património natural e cultural da cidade e do país e não concordam com o novo traçado do IC2 (volume de tráfego superior a 100 mil veículos /dia) pela proximidade a uma área de relevância ambiental tão sensível.

2. Consideram também que este traçado do IC2 pelo centro da cidade degrada a qualidade de vida das populações, deteriora a qualidade do ambiente urbano e, por via das emissões poluentes, acarreta riscos de saúde acrescidos para as populações.

3. Estranham e repudiam o facto de o Secretário de Estado do Ambiente ter emitido uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável contrariando as conclusões da Comissão de Avaliação (CA), que afirma que a construção da ponte e do viaduto sobre o Choupal terá efeitos “negativos significativos e permanentes” sobre os recursos hídricos, o ambiente sonoro e a componente biológica da Mata Nacional do Choupal;

4. Lembram ainda que a Autoridade Florestal Nacional também emitiu parecer desfavorável devido à “afectação do Regime Florestal Total e incompatibilidade com a Lei de Bases da Política Florestal.”

Por tudo o que foi exposto, os signatários exigem a imediata revogação da DIA, a imediata suspensão do concurso público e uma discussão pública alargada no sentido de serem encontradas alternativas para este traçado do IC2.

Movimento Cívico Plataforma do Choupal

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

o que é a Plataforma? Quem forma a Plataforma? Quem foi o doutom orador da Plataforma? Dava jeito saber...

4:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nofri
Vai dar banho ao cão.
Vai à net e procura que logo encontras.Deixa-te de musicas e de fitas

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

PEÇO ESCLARECIMENTO:

Então não será o mesmo volume de

tráfego?

Penso que sim, pois deixará de

passar no açude ponte

6:40 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org