<

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Os filhos e a saida de casa..

O artigo exposto pela Isabel Carvalho sobre os filhos pareceu-me estar muito na ordem do dia não só em Portugal como em todo o mundo Ocidental, assim como os comentários me parecem objectivos.
Tendo saído do Bairro aos 17 anos e casado aos 31, aparte a situação cultural-sócio-económica já apresentada, eu penso que se se fôr ver pelo lado prático, se encontram algumas respostas fáceis com um ponto de humor para não tormar pesado um assunto sério.
Não sendo lei, não me esqueço que para um homem, a Mãe é quase sempre uma parte do fundo do seu Ser, mesmo antes de ter começado a dizer Mãmãã. As filhas muitas vezes estão mais viradas para os Pais.
Assim quando se sai de casa ela e ele actuam de forma diferente, o que na prática conta muito. Isto actualizado para os dias de hoje na malta nova, pois a vida e sua velocidade também são diferentes, será mais ou menos o seguinte:
Ela se lhe aparecer uma situação inesperada até é capaz de lavar umas peças de roupa.
Ela na mesma situação até é capaz de depois a passar a ferro como deve ser.
Ele, a Mãmãã é de longe muito superior a uma lavandaria a sêco.
Ela até é capaz de pregar um botão.
Ele, a Mãmãã é a melhor costureira que jamais se viu.
Ela faz qualquer coisita para levar e comer.
Ele, a Mãmãã faz-lhe merendas excepcionais.
Ela até prepara umas refeições deliciosas.
Ele, o pai foi um homem cheio de sorte porque ainda tem uma mulher à antiga que é a melhor cozinheira do mundo. A Mãmãã é extraordinária.
Há também a notar que em certos países o avanço na liberdade da mulher é uma realidade. A mulher finalmente tem já numa certa medida uma igualdade real, se bem que esteja responsável e saiba que ainda vai ter que continuar a lutar por algum tempo.
Assim inverteram-se certos procedimentos em relação ao nosso tempo. Em certos países os encontros de uma noite quando não de uma hora, para se fazer uma ideia do que pode vir a ser o princípio do namoro para uma futura reunião feliz e responsável, como me foi explicado, é uma realidade. Só, que como disse uma Senadora que eu ouvi "a mulher hoje quer um homem Rosa de dia e macho à noite" (sic) (penso que a Senadora queria dizer certas mulheres) o que ao acordar no dia seguinte não acontece e assim com umas boas botas de inverno bem calçadas, se abre a porta da rua para ele sair. Passados uns tempos vinha o pedido de subsistência familiar de um filho que ele não tinha desejado, ou mesmo falado(*), com o problema de usar todos os métodos legais para dificultar ao máximo ao pai, a visita ao filho. Por esse motivo, essa lei foi alterada para responsabilidade mutua no caso do Canada pois a prática ultrapassava o fundamento da mesma, com o apoio responsável de grupos de mulheres visto que hoje muitas mulheres também já são auto-suficientes além de outros vectores que não são relacionados com o assunto que é exposto.
Ora vendo a estabilidade de vida levada pelos pais e o que se estava a passar na sociedade de hoje, o jovem homem tornou-se tímido, receoso e não pertencendo a nenhum "sindicato" entrou em "greve" mesmo sem dar conta, por receio do que viesse a acontecer.
Em certos casos já se verificava a estadia dos mesmos, numa certa percentagem, na companhia quase sempre de um do progenitores mesmo além do tempo de reforma, o que só com o tempo a nova lei vai ajudar a alterar um pouco pois ela não é remédio para tudo. O homem tem que voltar a ter confiança no sistema. Não há mais razão para ser um menino rei que foi contrariado pelo desenvolvimento feminino, que fica psicológicamente afectado e não sabe como reagir.
Isto tudo vai trazer ou já traz problemas de ordem social enormes como a diminuição do número de crianças, fecho de escolas, criação enorme de centros para terceira idade. Dentro de 15 a 20 anos falta massiva de mão obra que por sua vez vai originar falta de colecta de impostos com a respectivao aumento de outros tipos de impostos que ninguém gosta, originando a falta de satisfação das populações referente aos meios que a democracia lhes põe à disposição como saúde, ensino, etc, etc. É claro que mesmo com algum atraso, o Ser humano reage sempre e assim as situações vão encontrando um equilíbrio. Por isso penso que de forma diferente mas real, podemos ver com muita esperença o futuro dos nossos descendentes de forma positiva.
E assim aqui ficou a minha perspectiva prática e com um pouco de humor do problema referido no artigo.
(*) O exemplo máximo passou-se com o ex-primeiro ministro do Canada, Pierre Elliot Trudeau, que ao repatriar a constituição de Inglaterra para o Canada (independência na sua plenitude física ou política), integrou-lhe a secção das «Liberdades e direitos individuais do cidadão». Isto veio a dar a liberdade a todos os oprimidos aonde estavam incluídas a mulheres. Ora as mulheres gostavam tanto dele que até para entar no Parlamento, a única vez que o fez sem ir a fugir foi quando entrou morto para a exposição do corpo presente (isto é verdade). Em vida, uma advogada que queria ter um filho de um homem inteligente, num encontro de uma noite arranjou-lhe uma miúda. Se bem que os momentos iniciais não tenham sido fáceis, mas como ambos acabaram por ver a situação de forma objectiva pois já foi ele a ter que lutar pela igualdade, o que nessa altura era muito difícil, a miúda foi criada de uma forma equilibrada pelos dois.
Nota : Em certos sítios aonde se lê mulheres, leia-se: certas mulheres. – Aonde se lê homens, leia-se: certos homens.
Não esperando voltar novamente ainda este ano ao vosso Meio, despeço-me desejando que 2009 seja o melhor ano de sempre para toda a minha Malta (como ao longo destes 40 anos tenho sempre insinuado em silêncio), assim como para todos os Cavalinhos e Cavalinhas.
Bem hajam.
Chico Torreira no Canada

Etiquetas:

13 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

troca lá isso por miudos

8:46 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

ca ganda confusao nessa cabeça

8:53 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Gostei de ler esta reflexão do cavalinho Chico Torreira.De uma forma divertida toca em pontos interessantes, controversos e actuais.

9:20 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pois Rui Pato, até agora parece teres sido tu, o bom entendedor...
Eu...Estou mais com cabeça de vento. Para além de pouco concordar, com as ditas reflexões, do pouco entendido. Juju.

10:02 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Demasiado profundo pra ser lido no écran....devia poder imprimir-se, levar para a cama, ler e dormir sobre o assunto....digo isto por que ainda tenho um filho em casa, com quase 22 anos; o mais velho saiu com 28 e ela 26...logo, o mais novo ainda está dentro da média...

10:32 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Terás razão Mário! Lido na cama, não há sonífero que de lhe assemelhe.
Juju.

10:36 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Errata: onde está de , leia-se SE
Juju.

10:49 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

tem coisas boas este blogue mas esta é do pior

10:52 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

E bem a propósito!!! Andamos todos preocupados, a cuidar do ambiente, para os nossos descendentes, mas será que os preparamos, para esse ambiente???
Juju.

10:54 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Que grande trapalhada.

Nada mais digo para não espantar o Chico Torreira.

Mas vai por aqui grande confusão bem fora do contexto da Europa e dos problemas existentes.

Bom ano aí pelo Canadá.

12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Chico ja tiveste aqui o baptismo de fogo. Parece uma prachadela feita por um dr. da Univ. de Coimbra.
mas estou em crer que não é.
Foi alguem que passou por Coimbra, virou futrica e cursou na capital.
Tem pouco sal e nem amarga. Tem pouco tempero este anonimo e esta cabeça de vento.
Ja vi melhores anonimos e melhores cabeçudos.

1:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A JuJu e as suas reflexões oblíquas, ou seja de olhos em bico!

Cabeça ao vento

1:40 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Vai falando vai, que o teu falar tem graça!
MJC

5:09 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org