<

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Natal do presépio


Na sua estrutura todo Homem inclui o conteúdo prodigioso do acontecimento - NATAL.Natal do presépio,manifestação de Fé e ternura,própria do Cristianismo, iniciado por S.Francico de Assis que fez o primeiro presépio da fraternidade, que devemos àquele menino nascido há dois mil anos,em Belém.
Natal da Árvore de Natal - símbolo da vida que não perece,já que permanecendo verde representa a amizade e a alegria de nos doarmos a nós mesmos e aos outros. Árvore de Natal,introduzida em Portugal por D. Fernando,príncipe alemão, casado com D.ª Maria II,que trazendo a tradição a sua terra,mandou colocar pela primeira vez, uma árvore de Natal no Palácio da Pena em Sintra,enfeitada com bolinhas de vidro,produzidas na Fábrica do Vidro da Marinha Grande.
NATAL ritual evocativo.Advento de caminhos de memórias e de esquecimento.Natal da festa, da casa e da rua, e também de amargura mal dissimulada.Natal de enigma, que atravessa avenidas e nos dá tanta vez madrugadas de lágrimas.
Mas o NATAL verdadeiro é feito de sensibilidade e distanciado de coisas fabricadas que se compram com dinheiro e se oferecem com laços coloridos.
Eu tive o meu presente especial.O mais doce ...eu digo, pois já sabem da minha história...o Dr.António Palhoto bateu à minha porta e deixou uma surpresa. Quando vi...fiquei sem palavras,emoldurada a fotografia da mãe,a Sr.ªD.ª Manuela Pamplona Palhoto,linda com o seu sorriso belo e terno que me comoveu...emudeci,depois encostei a fotografia ao meu coração que bateu mais forte e chorei com um misto de saudade, de maravilha, de gratidão...foi o mais belo presente de Natal!
Mas,é invocando o NATAL,a fraternidde e a paz que dele dimanam, que venho desejar a todos um BOM ANO e sendo a vida um acto nunca acabado de existir, e para que se não cristalize em rotina,o importante é que constantemente se espiritualize,porque viver é SER.
Voemos sem idade,hesitantes ou não,e façamos de cada momento um recomeçar.Quando a ciência nos dá relações quantitativas e de medida, a vida anímica não é apenas isso e o Homem é o ser mais espantoso e profundo,cada um com a sua diferença e originalidade.
Que o Novo Ano traga a todos a semente do sonho e a deposite no vosso horizonte interior.
Para todos o meu respeito intelectual,existencial e metodológico.Só com todos vós o Blog ganha dimensão.
Com o Blog também eu revi pessoas,reatei amizades,uns que conheço profundamente,outros que vieram de novo e assim repito a frase do profeta: "..e a solidão germinou num lírio..."
Se eu fosse poeta inventava palavras para vos chamar de AMIGOS,porque vos creio na serenidade e como diz o poema..." na serenidade mais livre que uma ave em seu voo...mais branda que a brancura do papel em que escrevo... do que o sol nas searas...vem serenidade para perto de mim..."
Nela Dias

Etiquetas:

13 Comentários:

Blogger Rui Felicio disse...

Um Bom Ano também para ti Nela Dias.

Estamos sempre a aprender. Sempre me interroguei sobre a origem do aparecimento da árvore de Natal em Portugal.

Fiquei agora finalmente a sabê-lo graças a ti.

10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Já estavas a fazer falta, Nela....continua sempre....BOM ANO!!!!

10:20 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Minha amiga. Como sempre, me encantas quando escreves. Palavras sábias, as tuas.
Outro hino de Paz, Amor e Vida.
Deus permita que todos o entendam...

11:21 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pois Nela Dias, mas estivéste muito tempo ausente, para nos transmitires essa serenidade e Paz, como só tu! Gostei de saber também, a origem da árvore de Natal.
Obrigada Nelinha. Beijão. Juju.

12:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nela
Saúdo vivamente o teu reaparcimento nesta espaço que é de todos nós, bem como o tema apresentado.
Um abraço e Bom ANO

1:07 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Um ano de 2009 para ti, cheio de

"fraternidade..., gratidão..., espiritualidade..., serenidade..., aves..., voos..., brancura..., searas..."
tudo, palavras tiradas deste teu texto.

4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Que germine em mim a semente de sonhar !

Que bom voltar a ler o que escreves!

Um ANO NOVO,NOVO,NOVO

mas mesmo NOVO!!!

Olinda

5:05 da tarde  
Blogger vítor costa disse...

Lindo

5:10 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Para ti ,Nela,com um beijo especial-sabes porquê-desejo que 2009 seja a concretização de muitos sonhos, em todos os campos!
Júlia Faustino

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei muito do reaparecimento da Nela Dias.

Os seus conhecimentos sobre coisas, que nós aceitamos sem questionar e que, afinal, têm as suas origens fundamentadas.

Sempre em cima do acontecimento.

12:50 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O teu regresso foi a frescura do orvalho que poisa suavemente e a medo na noite fria.

Obrigado por teres dado a oportunidade de te conhecer um pouco melhor. E como isso foi um a surpresa e bom.

Desejo-te um Ano de 2009 repleto de imensos afectos embrulhados em Paz, Amor e Saúde.

Abílio

7:25 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nelinha... Paz... Serenidade...Harmonia...Fraternidade...Serenidade... Espiritualismo...
Estou desejosa de estar contigo, como apalavrámos...
Beijos grandes e manda teus contactos, tá?
Juju.

6:26 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Maravilhoso, este teu texto, Nela!
Continuas a transmitir uma sensibilidade e espiritualidade que DEVEM ser partilhadas por todos nós,mesmo por aqueles que, como eu, vêm tarde ler, mas que se deliciam e mantêm o sabor das palavras doces que proferes.
Um beijo da Olga

1:15 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org