<

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CONVERSA DE TRETA

REDUNDÂNCIAS

Há dias um amigo meu confidenciou-me que estava a fazer planos para o futuro. Por uma questão de feitio, custa-me apontar erros de ortografia, defeitos de linguagem ou de redacção. Não há necessidade de envergonhar ou humilhar o nosso interlocutor. Mas não deixei de pensar como seria possível esse meu amigo fazer planos para o passado...Vem isto a propósito de há uns dias se ter falado no blog de pleonasmos ou como bem observou o Mário Pinheiro de Almeida, de redundâncias.Para além daquelas que na altura foram referidas como exemplos, dei comigo a reflectir sobre outras que no dia a dia são utilizadas e que, mesmo não sendo erros crassos, não deixam de ser redundâncias escusadas.

Quem não ouve falar diariamente na TV da criação de novos empregos? Alguém poderia criar alguma coisa que fosse velha? Mas a vida é assim.. Temos que nos suportar, temos que conviver juntos. Como se fosse possível conviver separadamente... Releio o que escrevi e fico com um sorriso nos lábios. Que raio, onde havia de ser o sorriso? Na barriga?

O melhor é parar por aqui, sair e olhar as estrelas no céu. Bem é só no céu que elas existem, não é? Então porque não hei-de simplesmente dizer que vou ver as estrelas?Depois vou sentar-me à lareira. Gosto de ficar a ver os movimentos das labaredas de fogo que a madeira expele. No verão, hei-de experimentar a ver se dali sairão labaredas de água...

Conversa de treta esta... Estou aqui só a prender-me a pequenos detalhes... Como se houvesse detalhes grandes...

Imagino-vos a encararem-me de frente cansados já deste palavreado. Sim porque se me querem encarar não o conseguirão fazer de costas, não é verdade? Antes de jantar, sentado no sofá, vou desfolhar o Atlas Universal. Gosto de localizar geograficamente todos os Países do Mundo. Lá caí noutra! Sei muito bem que os Países só existem no mundo...

E esta verdade já me tinha sido dita há dias pela viúva do falecido...


Rui Felício

30-12-2008

Etiquetas:

20 Comentários:

Blogger Rui Felicio disse...

A esta hora só me sai disto.
Vou descer para baixo e zarpar...

8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Melhor que isto, só a pescada que, antes de ser já o era, tal qual o calçado, o vestido, etc etc...
Eu pasmo é com um grande beijinho...não seria melhor um grande beijão???ficaria mais correcto, não???bom, por estas e por outras é que dia 1 vou comer um bom cozido!!!!claro que não vai ser cru...
Bom, já estou como o Rui; vou sair para fora....

8:16 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

este Felicio é impar :)))
mais um coelho da cartola :))) ...
...e dos bons :)))

CHICO

9:44 da tarde  
Blogger Teresa B disse...

O melhor é colocar estes dois SOBRE vigilância, que vocês não estão a bater bem da bola...mas gosto muito dos pleonasmos, redundâncias, o que lhe quiserem chamar.Aposto que nunca ouviste falar nos calcanhares de trás, pois não Rui?Esta, ouvi a uma noiva, há uns 40 anos e tive de fugir, com a minha Mãe, para não rir ao pé da cachopa!

Mário, tens alguma coisa que copiar a minha ementa para o dia 1?

Para ser ao contrário, beijões pequenos!

9:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A minha mãe diz que não lhe apetece cozinhar nem lavar louça no dia 1 de Janeiro...
Será que tenho que oferecer o almoço?
Responde, por favôr, Rui Felício!
Isto é que é um suplício...

10:35 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sou eu!!!!

10:36 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E eu vou subir para cima e deitar-me a dormir sossegadinha!
Tichau.
Juju.

10:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olha Ri-Ri,se ela já foi almoçar fora no ano passado, isso é uma redundância!

Mas...Oh! Mãe, só temos uma.

Um beijinho para ela e dois para ti com votos de um bom 2009.

12:30 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

POIS...

12:52 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

E...A crise?

12:53 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Igualmente para ti, Celeste!

12:54 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Matebial:
Desculpa, eu sou bem mais velho que tu...10 anos, logo tenho primazia pelo cozido....e este de certeza quie é diferente do teu...é alentejano, o que quer dizer que leva grão....e quanto a ementas, estamos conversados...ainda estou à espera de um bolo-rei virtual e de um licorzinho caseiro....

10:15 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Eu tinha que ver com os meus próprios olhos!
Gostei!
Nada passa despercabido ao Felício!
É uma Felicidade tê-lo como Escriba Mor!

11:21 da manhã  
Blogger Teresa B disse...

Mário
O bolo-rei virtual, mai-lo licor estão nesta altura em Barcelona, imagina! A fotógrafa, esqueceu-se de me descarregar as fotos antes de ir divertir-se....Mas como até aos Reis estamos dentro do prazo, não está nada perdido ainda.
Quanto ao cozido, também não te disse como o ia fazer (adoro a versão alentejana!)...
Amigos como antes???

11:41 da manhã  
Blogger Rui Felicio disse...

Ri_Ri

Um Bom Ano para ti, tua filha e tua mãe.
Esta é conversa séria...

Quem não almoça por já ter almoçado, almoçado está!
Esta é conversa de treta...

Rui Felício

11:55 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Texto bem engraçado. Porém, como não gosto de coisas muito rectilínias, de quando e quando, apetece-me, desenfreadamente furar esquemas pré-concebidos.
Quero com isto dizer que adoro pleonasmos, alegram a escrita, como se a dita se pudesse alegrar.
Mas eu gosto.
Reparai:
Conviver juntos- Pode-se viver junto e estar separado. Juntos, significa pois, estarem unidos por laços afectivos.
Sorriso nos lábios- Eu por acaso consigo ver sorriso também nos olhos.Serei única?
Estrelas no céu- Com imaginação veremos estrelas em qualquer lugar.
Labaredas de fogo- Dá ideia de altas labaredas, abrasadoras....Um poeta poderá até aplicar este pleonasmo para defenir, por exmplo, uma paixão. Não me digam que não é lindo!...E a labareda, só por si pode ser, bem pequenina...
Pequenos detalhes-Há os pequenos e os pequeninos, imperceptíveis...
Encarar de frente-É olhar, olhos nos olhos, o que grande parte das pessoas não faz. Encaram,isto é, olham na cara.

Da viúva do falecido é que eu também não gosto...

Parabéns pelo texto. Muito original

11:59 da manhã  
Blogger Rui Felicio disse...

...e que, mesmo não sendo erros crassos...

.................
Nela,

Não queria prolongar aqui a conversa de treta, mas para que não fiquem dúvidas, relê a citação acima e que retirei do próprio texto.

De facto, redundâncias não são, em si mesmas, erros de linguagem escrita ou falada, salvo alguns poucos casos.

Na verdade, às vezes até devem ser utilizadas como reforço poético ou literário de uma ideia.

Escrevi isto apenas por pura diversão sem qualquer intuito de defesa de eventual purismo linguístico.Se o quisesse ter feito, não teria escolhido os exemplos que escolhi.

Aliás nem estou habilitado a fazê-lo...

Um Bom Ano

Rui Felício

12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Matebial
Alguma vez nos zangámos??? Não me lembro...e está tuda dentra da validade, mas a minha, aqui, suspende-se hoje atá á primavera...
Nela
Até no blog vemos estrelas...um sorriso pode estar em qualquer lado, até numa simples linha de comentário...viúva do falecido, também não gosto...prefiro uma viúva alegre...

12:28 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Eu percebi... Por isso te dei os parabéns pelo texto que bem me divertiu.
Como brincaste com as palavras, também quiz brincar contigo.
Tens que proteger o teu flanco...

Que o Novo Ano te traga muitos dias de alegria.

12:58 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

A Graça Correia repreendeu-me por eu ter escrito "desfolhar" o Atlas em vez de ter escrito "folhear" o Atlas...

Ela tem toda a razão..

É um erro de palmatória, daqueles que eu não gostaria de cometer.

Foi um descuido inaceitável.

Realmente, ao desfolhar o Atlas estaria a arrancar-lhe as folhas e não foi isso que quiz dizer.

Não vou corrigir o erro no texto. Quem as faz paga-as, mas deixo aqui a confissão do meu erro e o obrigado à Graça pela sua atenção...

Rui Felício

9:56 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org