<

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Real República Rás-Te-Parta

Real República Rás-Te-Parta.
Foi fundada a 27 de Março 1943 na rua dos Estudos, nº17-2º.
Foram sendo seus fundadores:
- Alexandre Cabral Campelo ( o Ditador ),
- António Lopes Gião ( Ministro dos Abastecimentos ),
- Francisco Lopes Gião (Guarda do Cofre Aberto ),
- João Paulo Queirós Lencastre ( Dispenseiro-Mor ),
- Manuel Lencastre Silva ( Chanceler do Tesouro ),
- António Faria Pimentel ( o Cronista ),
- António Sousa Cardoso ( Trovador e Provador de Álcoois ),
- Mário Lopes da Cruz ( Conservador de Objectos Palmados ),
- Mário Vasconcelos Trepa ( Chefe de Orquestra - 1 cavaquinho )
- e o caloiro João de Almeida Garrett.
Passados seis anos a " República " transitou para a rua da Matemática, nº6, em 1949, foi signatária do Pacto de Amizade e Aliança, em 1948, e também dos Estatutos do Conselho das Repúblicas, em 1986.
Alguns dos seus membros foram fundadores da " Unitas "- Cooperativa Académica de Consumo - em 1964.
Em 23 de Fevereiro de 1959, a "República " recebeu Erico Verissimo e Miguel Torga que alí jantaram. Em 1969, serviu de sede de candidatura à lista patrocinada pelo C.R. nas eleições da AAC.
Outros estudantes de nomeada foram seus membros:
Adriano Correia de Oliveira, António Correia de Campos, José Manuel de Azevedo Pais, Helder Martins Gonçalves, Manuel dos Santos Mendes, Luis Victor Gomes da Silva ( um dos fundadores da " Clepsidra " ) ´, etc.,etc..
Colocado à entrada, pode ler-se desde o seu início, o seguinte aviso:
Entra amigo, entra em Paz
Se trazes presunto ou vinho,
Mas se é conta, o que te traz
- Saímos há bocadinho!...
Do livro " Républicas de Coimbra " de Artur Ribeiro
Nela Dias

Etiquetas:

16 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Parabéns Nela; para além de haver um professor, tem de haver uma boa aluna.....continua...

10:11 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Para além destes notáveis "Ras", relembro o Óscar, eternamente coxo, e que era, até há pouco tempo, o Procurador Geral da República de Cabo Verde

11:19 da manhã  
Blogger Rui Felicio disse...

Lembro-me do Oscar. E de uma noite, em 1964, que estive na Ras-Te-Parta a beber e a ouvir fados e baladas de Coimbra...

7:17 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

E em 1967, foi( meio clandestinamente ) local de reuniões prévias à preparação de eleições intercalares para a AAC com o fito de destituir a Comissão Administrativa do C.Baptista Ganho.

Fui a uma dessas reuniões a convite do Celso Cruzeiro.

Acho que tais eleições nunca se chegaram a realizar. Fui para a tropa em Abril de 1967 e perdi o acompanhamento do que se planeava.

Tempos que marcam...

7:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Celso Cruzeiro, meu conterrâneo de Oliveira de Frades....

8:18 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Rui Pato, estou enganada ou tu em 65 já davas lições de viola no CITAC? Tenho uma ideia vaga disto...

9:53 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Recordo-me de no Porto ter assitido a uma festa na faculdade de farmácia, em que os intervenientes eram Zeca Afonso, na música e Jaime Gralheiro em teatro. A primeira parte correu mais ou menos, mas quando chega o segunda, com uma peça que desancava no regime, foi um deus nos acuda. Entra o reitor, expulsa o dramaturgo, encerra a festa, e perante o sururu ensurdecedor da estudantada obriga a sair toda a gente e as portas são encerradas.
Claro o barulho continuou
Será que tu, Rui Pato, estarias lá? Foi talvês em 1968

10:14 da tarde  
Blogger Isabel Melga disse...

Se me permitem, A República "Ras.. a AY-o-lLinda a dos Mil-y-onários, eram das mais combativas e as orientadoras dos movimentos estudantis. A maioria delas alinhava nas votações dos Consºs de Repúblicas as mais frouxas eram as dos Kagados, dos Corsários das Ilhas. Uma também porreirinha era a PRA_Kistão onde estava o Correia de Oliveira, O Celso pertencia à do Espreit-ó-furo ao lado dos MIL, na R. Antero de Quental e tenho fotos da maior parte dos elementos mais interventivos da época mas ainda não as encontrei e a dos meninos bem, era a do Pagode Xinês na R. dos Combatentes. Havia outro Oscar muito bom aluno que foi depois membro do Governo de Moçambique e estava nos Mil esse que voc´^es falam era da AY-o-linda. Foi meu colega de Direito. Para além dos copos e dos momentos de fraternal convivência muitos deles foram elementos preponderantes na luta académica mesmo muito bons. Aquelas assembleias que se realizavam nos Jardins da AAC eram palco de oradores fascinantes e empolgavam-nos mesmo. De Direita eram brilhantes o Ganho e o Lucas Pires. Cem anos que viva não esquecerei tantas emoções e tantas experiências! Foi linda aquela época embora tivesse sofrido muitos sobressaltos e que acabaram com aprisão do meu companheiro estava eu já grávida de minha filha. Foi a 11 de Fevereiro de 1970 às 6 da manhã que o levaram e lá esteve 3 anos. O primeiro passeio que a Diana deu com 3 semanas foi à Cadeia de Caxias rodeada de guardas é verdade!Mas apesar da ventania que lá fazia no Forte, não adoeceu e até hoje é uma mulher de têmpera e com saúde e muito humor. Foi nestas alturas que tive verdadeiras provas de que eram os medrosos e os assumidos e quem eram os AMIGOS. O Reitor na altura desta crise, era o Prof. Gouveia Monteiro, impecável, íntegro e firme! Não poderia enumerar amigos e professores seria muito injusto e ingrata esquecer alguém mas Não nos arrependemos do que aconteceu. Foi lamentável que não se tivesse conseguido gerir os acontecimentos e aguentar as coisas de forma a não descambarem como estão!!!! Mas o que se passou valeu a pena! E o importante é continuarmos a acreditar sempre no futuro com espírito de unidade.

12:46 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Isabel:
Há aqui umas pequenas incorrecções no teu texto .
Primeiro:o Adriano nunca foi do Prákistão. Sempre foi do Ras-teparta;
Segundo: não sei o que são "frouxas", mas garanto-te que os Corsários sempre estiveram na vanguarda do movimento estudantil e, em 69, algumas das reuniões do CR foram lá feitas (eu estava lá!).
Terceiro: o Óscar de que "vocês" falam era mesmo do Rás-teparta, não era nada do ay-ó-linda;
Quarto: o reitor não era o Gouveia Monteiro, só o foi após outubro de 69, quando o ministro Saraiva deu o seu lugar ao ministro Veiga Simão e a reitoria mudou.

Nela:
Quanto às questões que me colocas, elas estão absolutamente correctas; eu dava aulas no CITAC e nesse sarau do Porto com o Gralheiros, lembro-me vagamente desse episódio, embora sem tanto detalhe como tu.

9:48 da manhã  
Blogger Isabel Melga disse...

Obrigada Pato, as minhas desculpas pelas lacunas ou lapsos mas não admira, na verdade as fotos ajudariam muito. Adoro a fotografia porque é um documento que tira as dúvidas e ajuda a memória. Os acontecimentos sucediam-se em catadupa e as pessoas muitas delas nem dos nomes sabíamos, até para salvaguarda de ambas as partes...O Reitor era mesmo o Gouveia Monteiro pois foi em 70 que o Fernando foi preso.Quanto ao Adriano continuei a conviver com ele era vizinho de meu irmão em Lisboa, quando namorava com Matilde. E O Oscar esse, foi meu amigo e colega mas tinha ideia então talvez fosse o irmão dele tinha um irmão mais velho que estava na AY-o-Linda. O outro Oscar era mesmo dos MIL. Foram príodos muito mesmo muito excitantes e nunca sabíamos o que se iria passar no dia seguinte. Era um suspense...Mas de uma coisa não duvidamos, é que essas amizades nunca foram abaladas nem se esquecem mesmo que alguns tivessem seguido percursos diferentes. Hoje deu-me para mergulhar nas memórias da música mas algumas não estão em boas condições. Mesmo assim soube-me bem ouvi-las. Um grato Abraço Isabel Carvalho

10:32 da tarde  
Blogger Unknown disse...

A Isabel tem razão quando diz que o C.Ganho e o Lucas Pires eram excelentes oradores.

Mas não devem ser metidos no mesmo saco. O Lucas Pires embora de Direita nada tinha a ver com o C.Ganho.

O primeiro era um lutador contra o regime. O facto de liderar a LIA, de Direita não lhe tira a honestidade dessa luta, embora numa perspectiva diferente do CR.

O C.Ganho era um defensor do status quo e pior do que isso, era um obediente mandatário do Ministro Saraiva, aceitando encabeçar a Comissão Administrativa que substituiu a forçada demissão por "actividades politicas" da Direcção-Geral da AAC anteriormente eleita pela Academia.

Por isso, repito, os dotes oratórios de ambos não permitem nem são razão suficiente para que possam ser de ânimo leve referidos em pé de igualdade.

Seria aceitável por exemplo citar dois monstros da oratória, de linhas politicas diferentes, mas ambos genuinamente defensores da independência académica: Lucas Pires e Vital Moreira, por exemplo.

Carlos Ganho, nunca!

Para situar aquilo de que falo,isto passa-se em 1966, ainda longe da gloriosa luta de 1969, a que já não assisti mas que acompanhei a para e passo, da Guiné.

Que me perdoe a Isabel este reparo...

Rui Felicio

3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É com muito orgulho que venho a descobrir um site que faz menção ao meu avô [Francisco Gião] como um dos fundadores desta república!
Apesar da passagem dele por Coimbra ter sido por imposição do meu bisavô, é bom saber que marcou a vida académica lá!

7:50 da tarde  
Anonymous Alexandre Cabral Campello Hierro Lopez disse...

Como diz a rita, digo eu tambem que é com muito orgulho que descubro um site que faz menção ao meu avô [o ditador, Alexandre Cabral Campello] como um dos fundadores desta república!
Devem ter sido bons tempos pq apesar de ter 91 anos continua a falar imenso dos tempos de coimbra, e ficou bastante triste por eu ter ficado no porto a estudar direito.

12:09 da tarde  
Blogger Fernando Manuel de Almeida Pereira disse...

A Isabel tem mesmo razão. Ela fala do Óscar Monteiro que vieu nos Mil-Y-onários, que era goês, bazou nos anos 60, tendo sido depois da independencia de Moçambique, ministro da Justiça.
Quanto ao resto gostei muito do que tem escrito.
Abraço
Fernando Pereira

1:47 da manhã  
Blogger maria disse...

Boa tarde, é com grande honra que leio mais uns testamentos da magnifica casa e dos anos de luta em Coimbra. Sou Rás e gostataria imenso que os netos dos fundadores, a Rita e o Alexandre viessem cá a casa, assim como todos vós, pois o credo continua o mesmo, "entra amigo entra em paz, se trazes presunto ou vinho, se é a conta que te trás, saimos há bocadinho!!!" e tragam fotos e muita vontade de conversar!

3:49 da tarde  
Anonymous fotogaspar@hotmail.com disse...

A foto Gaspar tem muitas fotos das republicas dos anos 50 e 60.

12:07 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org