<

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

As Praças do nosso Bairro

O Fernando Rafael pegou num dos temas aqui tratados no Blog, encheu-se de brios e com a humildade que lhe é peculiar, quase que pede por favor aos dignissimos autarcas desta freguesia e desta cidade para virem limpar e cuidar destes espaços urbanos que são o espelho deste Bairro.
Contactou a Junta de Freguesia de Stº Antonio dos Olivais e a Câmara de Coimbra.
E então:
Presidência e Vereadores
Este email só faz sentido se for lido pelo Exmo Senhor Presidente da Câmara!
Refere-se à requalificação das três principais Praças do Bairro Norton de Matos!
há mais de 2 anos que a Junta de Freguesia me informa que este assunto é com a Câmara, mas que sabem que os projectos há muito estão prontos! Porque não se avança então com as obras?
Esta minha insistência prende-se com o facto de em 18/10, estar projectada para o Bairro Norton de Matos um MEGA ENCONTRO DE GERAÇÕES, da Juventude que conviveu com a Fundação do actual Centro Norton de Matos. Vão ser cerca de 400 pessoas, com almoço convivio numa tenda gigante a instalar no ringue do CNM.
Gaiteiros, exposições de fotos da época, descerramento de Placa alusiva ao Encontro,etc.
Foi criado o blog www.cavalinhoselvagem.blogspot.com, no qual aparecem referências ao estado calamitoso dessas Praças!
É possivel que já seja tarde, mas que se fosse possível pelo menos, dentro destas comemorações, incluirmos a inauguração de pelo menos uma delas!
Que diz Sr. Presidente?
Esta iniciativa é particular, nada tem a ver com o Centro, mesmo fazendo eu parte da direcção.
Vêm a este Encontro antigos residentes no Bairro, vindos de todo o País , do Canadá, EUA, França, etc.
Sou Fernando de Oliveira Rafael

Etiquetas:

19 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

ÁH LEÃO!!!
Será que teem vergonha?

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mais vale tarde do que nunca e o cavalinho marca a sua presença!!!!!
Eu nem quero passar pela minha praça P!!!!!!!

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Rui Pato:
Além de mais uma rosa para o Rafael, não dará para um lobyinguesito pela Praça de Ceuta?

12:04 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Já me manifestei aqui publicamente neste Blog contra o estado calamitoso e vergonhoso que apresentam as nossas Praças do Bairro.
É com uma sobranceria escandalosa que os habitantes do Bairro acabam por ser tratados. parece um reformatorio ambulante. Isto é absolutamente inadmissivel e não ha qualificação para tal tratamento.
Ha muito que passava a caminho da minha aldeia e olhava para o Bairro assim. Tinha as minhas vergonhas escondidas e ca ia pensando com os meus botões. Isto já parece um Bairro da lata, com as ruas e os passeios esburacados, sem iluminação publica condigna, com jardins mal tratados,com espaços publicos abandonados e vandalizados, com lixo por todo o lado e a cheirar mal.
Não era o Bairro onde vivi,não era a Coimbra donde saí ha 40 anos, não era a Coimbra que tinha sido a 3ª cidade deste País.
E humildemente um cidadão deste Bairro tem que pedir encarecidamente para limparem e arranjarem espaços publicos?..e ainda por fases? porque os coitadinhos da Câmara não têm verbas para tal?
Nem de proposito, começou-se a publicar uns posts com as comparações das actitudes de agora e de ha 30 anos.
Rafael ha mais de 30 anos era assim. Humildemente pediamos por favor as coisitas a que tinhamos direito. Agora NÂO.
Se necessário fôr " encomendamos" a SIC e a TVI para no dia 18/10 irem ao nosso ENCONTRO dar a "arruada" connosco e com os Gaiteiros pelas Ruas e Praças do Bairro. Tambem não nos esqueceriamos de convidar o meu colega de turma durante 5 anos e Presidente da Câmara, bem como aos exmos vereadores dos pelouros envolvidos e tambem o nosso Presidente de Junta.
Estes, se o quiserem fazer, terão esses espaços a brilhar no dia 18.
Já uma vez aqui me disseram que poderiamos estar a entrar em politiquices. Nada disso. Fazer politiquice é deixar andar como está, não fazer nada e dizer mal uns dos outros.
Se para uns há o estado da Nação, para mim há o estado do Bairro.
Alvaro Apache

12:14 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Embora ainda não tenha sido publicado o textio que acompanhava as fotos e email que há meses fiz à Câmara, convém dizer que depois do email falei com o Senhor Presidente da Câmara, Dr. Carlos Encarnação , que me disse que as obras iriam começar em breve.
Também o Predsidente da JF dos Olivais, com quem ontem falei, garantiu-me que está tudo pronto para as obras começarem!
Também vai colaborar com o nosso Encontro de Gerações patrocinando os "Gaiteiros"!.
Nem tudo são más noticias!

12:41 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Na 1º foto reparem no 2º bloco que tem um alpendre, moradia nº 5.
Era a casa do Manito e desde há uns dias passou para o Rodrigo Ferreira, filho do BIG JHON e XANI e Claro meu sobrinho!
Um bom reforço para O Bairro!

1:34 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Rafael:
O vice-presidente da Câmara, o vereador Fernando Rebelo, que tem o pelouro das obras, é um assiduo frequentador da Vasco da Gama e, muito amigo de muitos de nós e uma excelente pessoa. Porque não, convidá-lo para o nosso encontro, claro que a título pessoal, pois ele não poderia representar o Presidente sem que o convite fosse oficialmente para a Câmara, e transmitir-lhe esta nossa preocupação! Ainda por cima eles já estão em maré eleitoralista!

9:11 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Já falei pessoalmente com o Dr Carlos Encarnação e tenho uma reunião agendada com o Dr. Mário Nunes.
Mas a requalificação para já da Ptaça dos Açores já está decidida e as obras vão começar dentro em breve.

9:18 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Nas fotos fiz confusão : não é a primeira mas sim a última O Texto é o mesmo

Praças do Bairro

9:24 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

acho que deveriam fazer a requalificação de todas as praças, mas na Praça dos Açores, pelo que ouvi dizer, vão fazer um parque de estacionamento e uma zona verde...ou seja adeus balioços! já agora acho tambem que deveriam retirar todos os fios da luz que passam no ar (isso ja nao se ve em lado nenhum) e por candeeiros nas casas (se todos concordassem em liberar um pouco de parede) e que tudo o que viesse a seguir fosse pelo chao! outra coisa! pedir ao presidente para por o carro do lixo mais pequeno a passar nas ruas mais estreitas! nao ha muro que aguente!!

12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Caros companheiros

Quem anda ou milita na blogosfera, tem que tratar alguns assuntos com "pinças", pois os melindres e as sensibilidades mais apuradas, não perdem a oportunidade, na maioria das vezes sob a forma de anonimato para desancarem de maneira despropositada e às vezes arruaçeira em quem pensa pela sua cabeça.

Falar desta actual vereação que (des)governa a nossa Cidade é falar por ventura da pior equipa que alguma vez Coimbra teve a nível autárquico.

É um "mix" de incompetentes alguns deles a "roçar" a indigência.

Um bom exemplo é o Sr. Vereador da Cultura , que teve (e tem) o "mérito" de ter acabado com as poucas iniciativas de âmbito cultural de dimensão nacional e internacional que davam algum prestigio a Coimbra.

Limita-se a gerir verbas, sob a forma de "fundo de maneio" para as agremiações recreativas, ranchos folclóricos e pouco mais.

PS - Para quem não saiba, a Câmara é maioritariamente PSD, mas o Sr. Presidente "encaixou" com pelouros na dita, o PS o CDS e o PCP.

É miserável, para não dizer caótico o estado a que deixaram chegar as nossas Praças, mas eu percebo que a Câmara tem outras prioridades como por exemplo:

Formar o Conselho de Administração do IParque, ou continuar a discutir qual o melhor traçado para o famigerado Metro de superfície, que há mais de 10 anos não sai do papel.

Saudações académicas

Tó Ferrão

12:40 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

É pena que sendo habitante do Bairro não se identifique.
Nestas questões é preciso dar a cara!
Quanto ao Tó Ferrão, respeito a sua opinião, mas só me manifesto
quando for votar e não quero opinar politicamente neste blog!
A politica é muito complicada!
Prefiro estar concentrado no "Nosso Encontro de Gerações",
Sempre com a ansiedade de ver chegar o carteiro das nove prás dez, com um cheque ou um talão de transferência!

1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Rafael

Longe de mim estar a fazer política neste espaço.

Já ultrapassei há muito tempo, esse estado de "candura".

Estou somente a desabafar o que me vai na "alma".

Estou consigo. Vamos mas é mobilizar os "bairristas" para se chegarem à frente com as inscrições.

Um abraço

saudações académicas

Tó Ferrão

1:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Compreendo o vosso estado de alma!!!

Eu, todos fins de semana vou a Coimbra e ao nosso Bairro e constato - para além de uma população maioiritariamente envelhecida - a degradação a que as nossas Praças chegaram e, mais que abandonadas pelas entidades competentes, estão absolutamente esquecidas.
Na Praça da India Portuguesa (antiga Praça dos Baloiços) o "mato" chega a ter para aí cinco palmos de altura, amarelo e ressequido, um péssimo cartão de visita, que me doi a mim e nos doi a todos.
Enalteço as diligencias que o meu caro amiga Rafael tem tomado e se houver uma união entre todos, mais que divsão, poderemos ver uma luz ao fundo do tunel neste problema...

Quito

4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

À especial atenção do sr ministro da urbanização...

O Ministro da Propaganda

8:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ainda se vê um pouco da casa do sérgio, depois era um casal sem filhos, que tinha um citroen 2 CVe a seguir à do Manito era de uma enfermeira.....

8:59 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Porque não, apresentar um texto e fazer um abaixo assinado durante o nosso almoço para que possa ser enviado à Camara Municipal.
Decerto teria algum peso e não me parece nada político, é apenas uma questão de cidadania e AMOR pelo
nosso bairro.
Se o não fizer-mos,parece-me uma boa oportunidade falhada.
Nela Curado

7:07 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Na escola primária do Sr. Franco, onde a única rapariga era eu, o castigo dado aos rapazes em caso de erros ortográficos era uma canada nas pernas dada por mim ( que eu odiava).
Ora agora quem merecia a canada era a Nela, pelo erro no comentário anterior, mas não foi ela foi o computador...

11:03 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Na escola primária do Sr. Franco, onde a única rapariga era eu, o castigo dado aos rapazes em caso de erros ortográficos era uma canada nas pernas dada por mim ( que eu odiava).
Ora agora quem merecia a canada era a Nela, pelo erro no comentário anterior, mas não foi ela foi o computador...

11:04 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org