<

segunda-feira, 28 de julho de 2008

NA NOITE EM QUE AS ESTRELAS CAÍRAM NO MONDEGO

Estávamos no início de Agosto de 1966. O dia estava quente e calmo! Não prometia nada de extraordinário. Engano meu! Por volta das 7 horas da noite temos a notícia que tinha chegado à Larbelo um grupo de 15 rapariguinhas inglesas, com idades entre os 20 e os 30 aninhos.
Há que reunir as tropas para as convidar para ouvir fados no Rochedo. Muito a custo, o Amilcar (Mikito) lá conseguiu convencer o Silva (seu tio e dono da Larbelo) a ceder o Rochedo para as miúdas ouvirem uns fados.
O Silva não gostava muito destes grupos, porque já sabia que não haveria despesas no bar, mas cedeu-nos as instalações. Depois de jantar, lá aparecemos uns 10 ou 12 gandulos e eu armado de viola e voz preparada.
Houve fados (the typical Portuguese song) e de seguida uns discos com música adequada para dançar. Lá fomos escolhendo os pares e depois de alguns passinhos de dança, há que convidar a miúda para vir até ao jardim, ver Coimbra by night.
Estava eu virado para o Mondego a explicar no meu melhor inglês que "over there you can see the Mondego river crossing Coimbra City", quando, atónito, sinto que a cintura das minhas calças, já tinha descido para o nível dos joelhos!!!
Incrédulo, ainda perguntei: "Can you see it?", mas a garota já não respondeu, tão ocupada que estava!!!
Eu gemia, ela não dizia nada!!! Nunca na minha vida tinha visto o céu tão estrelado e continuava a gemer! De tal maneira gemia que alguém me perguntou se eu estava bem! "Ó Alfredo estás bem? Parece que vais morrer"!
Só fui capaz de responder com voz arrastada: "Se é a morte a chegar, deixa-me morrer!".
Ainda hoje recordo aquele céu todo estrelado e tenho a certeza absoluta que algumas das estrelas cairam nas águas do Mondego!
Alfredo

19 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Alfredo, ainda vais preso.
O teu crime não prescreveu. É dos tais que vais acarretar até à morte....ehehehehhe
Eu cá por causa da tosse, comprei a bula e nunca me importei que me chamassem vadio.
No dia em que uma mãe de uma menina querida do nosso Bairro, fez constar que a sua filhinha ia casar comigo....nunca mais me viram ate hoje.
Não fugi, apenas me ausentei.
Lamento a intromissão da mamã e nunca mais tendo sabido de tal menina, de quem ate gostava,venho hoje em dia, pedir as minhas publicas desculpas.
Não sei se viverá em Coimbra ou não ou qual foi o seu destino.
Cobardemente nunca mais perguntei por ela. Só o Grande Encontro me deu coragem para a vir aqui relembrar. Com o sigilo Apache que existia, estou ainda hoje absolutamente convencido que ninguem sabe quem foi esse meu amor escondido.

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bons tempos, Alfredo.
"O Embuçado" era o teu fado preferido para embalar as camones, lembras-te ?
Aquele jardim, virado ao Mondego, uma verdadeira inquietação.

Luís Cabral

10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não vale a pena perguntares por ela, Álvaro Apache. Estou aqui! Já vi as tuas fotografias actuais, sem muito bem quem és. a minha mãe infelizmente já cá não está, mas eu e o meu filho estamos inscritos no almoço.

é bom ver-te, ainda por isso condecorado. a vida corre-te bem. haja alguém.

A Mãe

10:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ehehehehehe...estás enganada. Não eras tu a quem me referia. Era à outra...que não podia ter filhos....eheheheh
Boa malha. Dessa gostei eu.

11:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não brinques com os meus sentimentos Álvaro.
Tudo fiz para que a nossa relação avançasse.

Nunca me conformei com o teu desaparecimento. Afinal merecia mais consideração, pela simples razão de que dentro de mim estava a crescer o "fruto" do nosso amor.

Mas nem tudo foi mau. Rigorosamente 44 anos depois, Tu, Eu e o nosso filho, vamos estar juntos no Encontro de Gerações.

Eu vou vestida de tricana, o nosso filho de capa e batina e leva no bolso a factura da pensão de alimentos que nunca pagaste.

Um beijo escaldado dos dois.

A mãe e o filho

12:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

eheheheheh...diz ao teu filho para ir chamar pai a outro.....
tive alguns mas nunca me chamaram pai. Escaparam dois.

12:25 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Alf, querido! Essa só podia mm saír e ter acontecido contigo!!! Só tu mm e os Apaches e espero ainda plo meu adorado Rui Pato, senão já aqui não andaria! Os pseudo intelectuais de sempre assim como os "fofos/as" anónimos/as, quiseram dar cabo disto e estão a conseguir... Enfim, adorei essa tua estória linda q é mm linda e cada vez gosto mais de ti!-maninho encantador! Beijão grande, além dos q nos já mandámos hoje!!!

2:12 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Grande Alfredo. Fizeste-me rir. Grande abraço.

Bino Zé

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Álvaro Apache,
Dá-me a impressão que ainda tens mais um segredo!!!
Mas se é o segredo que eu penso, isso fica só entre nós!
Um abraço,
Alfredo

6:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Luís Cabral,
Ainda te lembras daquelas noitadas?
O Bino Zé (acho que foi ele) já aqui falou duma noite em que estavamos à espera de miúdas e a mais nova deveria andar pelos 50 anos!!!
Gostava de ter o teu contacto.
O meu e.mail é:
alfredo.vieira@netvisao.pt
Um abraço e um beijo à tua mulher,
Alfredo e Daisy

7:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bino Zé,
Se és amigo do Amilcar e se frequentavas o Rochedo, deves te lembrar de mim, pis como já aqui disse, eu fiz parte do grupo que construiu o Rochedo e não faltava a uma noitada.
Um abraço,
Alfredo

7:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

..."a cintura das minhas calças, já tinha descido para o nível dos joelhos!!!"

Ó Alfredo!? Confessa! Até aos joelhos não, pois eras tão lingrilhas, que elas, as calças, devem ter caído logo aos pés!?

E a "meter tanta água" devem ter ficado todos molhadinhos...

"Basófias"

8:10 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

lingrilhas??? Não! lingrinhas!

8:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Alfredo tu és impagável.
Sei a quantidade de medalhas que ganhaste nas competições de natação , fosse qual fosse a modalidade;observei a tua "performance" nas intermináveis horas na pista de dança em que o relógio mudava de dia e tu continuavas ...(superaste o galã do filme "os cavalos também se abatem")lembras-te?;estava lá quando te embebedaste com "limonada natural "e a viola é que pagou..
Mas foi preciso fazer 59 anos e a blogar , saber que ao subires aos píncaros da LUA tinhas desencadeado uma chuva de ESTRELAS!!!

10:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Candita,
É verdade o que dizes, é verdade que foi preciso o Blog para saberes alguns segredos, mas, desculpa lá, qual foi essa da bebedeira de limonada e a viola é que pagou? Aviva-me a memória que eu não estou recordado!
Um beijo, e obrigado pelo comentário.
Alfredo

12:12 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Alfredo, guardo com alguma ternura recordações de episódios bem divertidos passados nestas mais de quatro décadas de amizade que nos une(acho eu!). Queria reter este e não consegui.Devo ter a memória cheia como acontece com os computadores.O defeito deve ser meu. Sendo assim vou de férias. Levo na bagagem os comprimidos receitados pelo Rui Pato e uma grande vontade de arejar a cabeça.
Como já alguém aqui disse só aqui vem e participa quem quer. Então pode ser que eu queira.
Continua a divertir-te. Um abraço.

3:56 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Tardiamente comento...
Alfredo: Magnífico texto e que situação embaraçosa, mesmo que poeticamente tão bonita!
Álvaro: Vê lá... aproveita a nossa festa e faz dela o teu "ponto de encontro"
Titá: apesar dos nossos encontros terem sido apenas electrónicos... souberam-me bem. Não deixes de regressar rapidamente!

5:39 da tarde  
Blogger Alfredo Moreirinhas disse...

Titá,
Achas e achas bem! Também eu recordo muitos episódios dos muitos anos que passámos juntos.
Vai de férias e se vieres para o Desfiladeiro do Moínho diz que eu vou lá fazer-te uma visita, mas desta vez, não levo a viola e não durmo lá.
Bjs,
Alfredo

11:41 da tarde  
Blogger Alfredo Moreirinhas disse...

Rui,
Obrigado pelo elogio, mas tenho consciência que fico muito aquém dos teus textos e dos do Jó-Jó.
Boas férias e até Quiaios!!!
Alfredo

11:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org