<

quinta-feira, 26 de junho de 2008

O VELHO APACHE tambem vai de FDS ate à Capital Universal da Truta

Não estranhem tambem o andamento do Blog durante este fim de semana que se avizinha.
O Velho Apache vai-se ausentar do seu posto de trabalho no Blog e vai até à capital Universal da Truta.
Esta Capital auto promoveu-se tambem, a exemplo da Capital Universal da Chanfana. Pequena aldeia na Freguesia de Lavegadas do concelho de Poiares, onde passa o Rio Alva e dá pelo nome de Moura Morta.
A Moura Morta ate tem o seu Blog ( http://mouramorta.blogspot.com)
Ficou celebre pelo foral recebido de D. Afonso Henriques em 1153 e pelas explorações auriferas no seu rio. A feitura da Barragem das Fronhas, 4 Kms a montante ( nos anos 80) , teve a finalidade de regularizar o caudal de cheias do Mondego e transvase por gravidade para a da Aguieira a . A retenção de aguas devidas ao degelo, mantem as aguas do rio Alva a juzante na ordem dos 12-14º C em pleno verão ( mais fria que a agua do mar).
Com estas temperaturas optimas para o habitat da Truta Fario, desenvolveu-se um verdadeiro " couto" pesqueiro, sem que ninguem tivesse feito alguma coisa para o preservar.
É já celebre esta aldeia e reconhecida internacionalmente. Nos ultimos anos têm decorrido lá etapas dos Campeonatos Europeus e Mundiais de pesca desportiva.Os pescadores desportivos de Coimbra e especialmente os do Bairro conhecem bem o local e os petiscos que por lá se fazem.
O Velho Apache vai assim amanhã passar pelo Bairro para comprar uns pasteis e pão no Vasco da Gama. Não irá dar autografos, mas dar um abraço a quem por lá encontrar.
Da ultima vez foi ao Eloi e à Clarinha....de resto já não reconhecia ninguem que por lá estava.
Então Bom Fim de Semana.
Velho Apache

Etiquetas: , ,

18 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Se me convidarem para tomar uma bica.....lá estarei para a beber e dar um dedo de conversa.
Se quisere aparecer pela Moura Morta, terei muito gosto em receber o pessoal por la.
Velho Apache

11:51 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Achava bem que dissesses o horário para se organizar o comité de recepção que te deve ir dar os PARABÈNS pelo trabalho que tens tido e pelos momentos agradáveis que nos tens proporcionado.
Não sei quem tu és mas pago a bica .

12:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Uns vão para os cavalos, outros para as trutas....eu guardo-me para o leitão; quando ia a Oliveira do Hospital costumava jantar num restaurente perto do rio alva, mas já nem me lembro o nome ou num outro que era um antigo lagar...

1:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Mario, ou era na Ponte de Mucela ou então em Coja....talvez fosse por esses lados, pois Rio Alva ha so um , este rio despoluido e mais nenhum.
Oh Ló fica para uma proxima oportunidade pois levando comigo a Auditoria não posso por o pé em ramo verde...eheheheh.

1:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bom fim de semana para o Velho Apache e Auditoria, e boa pescaria, assim como bons petiscos regados com um bom tinto, não será Pera Manca, porque esse só o Mário sabe onde encontrá-lo, mas nessa zona tambem há boas "pomadas".

1:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bom fim-de-semana Álvaro e obrigada pela lição de hoje.Titá

2:18 da tarde  
Blogger Jotta Leitao disse...

Oh Álvaro!
Bom fim de semana!
O Rio Alva é (era) uma das raras belezas da Beira. E quanto a trutas, precisamente por causa das águas frias - 14-18º C ela tb abunda (ou abundava) no Rio Alvoco - Alvoco das Várzeas!

Abraço

José Leitão

4:02 da tarde  
Blogger Unknown disse...

oh Titá
Olha que ainda pensarão que te dou lições ás escondidas....eheheheh.
não é nada disso que eles estão a pensar.
Foi uma lição simples de copy-paste de textos publicados no Blog.
Foi só isso, não foi?
Alvaro Apache

4:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Amanhã Sexta Feira?
Pois eu estou todos os dias de manhã no Vasco da Gama e de tarde aqui pelo Bairro ou em casa, mesmo atrás do Centro ou até estarei no centro.
É só uma apitadela para o 967268971 e vou ajudar a comprar o pão.~
Porque ao fim e ao cabo, nem tu me conheces a mim nem eu a ti.
Eu sou fácil de reconhecer: sou igual a mim próprio!

7:16 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Quando isto dá para sair anónimo, deve ser castigo por criticar os anónimos...
Mas o comentário anterior é meu!

7:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

só sei que era perto de oliveira do hospital, ponte das três entradas, parque de campismo, etc, etc, etc...eu sei bem onde fica o rio alva, aliás um dos afluente do mondego - alva, ceira e arunca...o que a gente aprendia na escola primária....

9:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E parece-me ver uma truta em cima do paredão.....

11:04 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Álvaro:
Fui tomar o pequeno almoço à Vasco da Gama. Não apareceste. Mas, na meia hora que lá estive, apareceram a Candida, o Mario Rui e o Pedro Gama!
Não sei se estariam todos à tua espera...

3:43 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Álvaro!
Só vejo uma truta em cima do açude!!!

11:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Para que conste, meu amigo Mário Pinheiro de Almeida!

O rest Lagar à beira-rio Alva só pode ser em Coja!

12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não digo que não seja em Coja, mas já não tenho hipótese de confirmar, pois perdi o rasto de quam me lá levava; talvez um dia ainda seja possível...lembro-me que se passava em santa ovaia e se virava à esquerda, no sentido de coimbra...

3:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu ainda tenho as minhas fontes; uma ex-recepcoionista da ex-pousada de santa bárbara confirmou que o lagar era em coja; quanto ao outro, aguardo mais informações...

3:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

oh Rui Pato......estive la com o Rafael e com a Celeste mas ja foi depois de ALMOÇO. Tambem la encontrei a minha vizinha a Sarita Polonio.
Atrasei-me, mas cumpri o itinerario.
Alvaro Apache

5:26 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org