<

terça-feira, 27 de maio de 2008

SAI UM AVIZ PEQUENO PRÓ AFONSO!

Bastou eu estar off side uns dias (ainda não estou a 100 %) para aparecerem as boas notícias: a Titá, o Rui Felício e outros escribas que eu conheço menos... se calhar, o melhor é mesmo eu voltar para a cama, onde tenho menos vertigens.
Lembro-me perfeitamente das trombas do Felício e daquele sorrisozinho que orgulhosamente ostentava para delírio das meninas e raiva nossa. Sim, sim, também me lembro das diabruras do Felício nas sessões de estudo lá para o Pinhal de Marrocos.
E lembro-me bem quando entrava ufano no Silva para o xadrez e exclamava: "Boa tarde, deixem-se estar sentados!". Ou era o teu Pai? Bom, não importa.

Folgo em ler-te, Felício, e que estórias deliciosas!
Mas o intuito deste post é a prometida estória do corrupto Afonso Costa.

O Afonso Costa era o meu Comandante de Castelo na Mocidade Portuguesa. E aquela p* era às quartas-feiras à tarde e aos sábados de manhã. Uma violência!
Como resolver? Muito fácil. Todas as quartas-feiras lá ia um maço de Aviz dos pequenos para o bom do Afonso e eu ficava na Praça P com os meus amigos a jogar ao prego, com as caricas ou a meter golos nos bueiros.
"Aos sábados é que tens de ir, não posso fazer nada, é muito perigoso" - e lá tinha eu de ir.
Aliás - se bem me lembro - até me parece que foi o Afonso que me fez fumar o primeiro cigarro, um Três Vintes, numa descida do Cidral.
O que é feito do Afonso y sus hermanos?
Como podem ver pela fotografia - 01 de Dezembro de 1958 -, tudo com o passo trocado, a minha farda é a mais coçada. Pudera! Herdei-a do meu irmão mais velho!
Gim

Etiquetas: ,

9 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O Gim era mesmo Xico. Fez o olhar à Bandeira como devia ser. Os outros é que iam de passo trocado e não olharam a bandeira.
nessa altura era um frio de rachar e as criancinhas de calções curtos.
se fosse hoje os chefes iam todos presos por fazer mal às criancinhas.

4:37 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

Oh Gim mantém te por perto, caraças!

Dás vida a isto como já davas antigamente no velho Centro perto da tua casa ( antes da construção do novo...).

Coitado do Leite Braga. Deste cabo do homem.. Há quem diga que ele se metia nos copos por causa dos desgostos que lhe causavas.

Nunca esquecerei uma paryida de sueca que nós dois fizémos equipa contra ele. O parceiro dele era o Sérgio que obviamente estava feito connosco.

Eu puxei um Ás e ele cortou com o Ás de trunfo. Já se preparava para recolher a "vasa", quando com ar admirado viu que tu recortaste também com Ás de trunfo ( de outro baralho, é claro ).

E disse, desanimado:

Este "sacerdote" tem uma vaca!.. Nunca tal me tinha acontecido...

-----------------

E quando ele se queixava da mulher, que como te lembras era gordinha ( que me desculpe a linda filha que eles tinham... ), de que se ela se fartava de o azucrinar por causa da bebida:

- A MINHA MULHER É UMA ESFERA! DÁ ME CABO DA PACIÊNCIA!

Claro que a mulher era quase uma esfera, mas o que ele queria dizer é que ela seria uma fera...

Rui Felicio

4:49 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

Gim,

Nao me lembro do Afonso da MP.

Mas orgulho-me do teu perfil militar. Ias a olhar para a Bandeira como diz o Alvaro ou seria para alguma miuda boa que estava na assistencia?

É óbvio que vais com o passo trocado, mas aos meus olhos quem vai mal são os outros.

Sabes que podes contar com a minha amizade em todas as circunstancias, mesmo quando qualquer cego vê o teu descompasso.


Já nesse tempo a corrupção comandava as coisas. Um maço de 3 vintes por uma falha á MP até nem era caro.

Afinal há coisas em que o nosso País não mudou nada..

Com a diferença de que um maço de 3 vintes hoje em dia não seria suficiente para comprar as boas graças do chefe.

Rui Felicio

5:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

se aquele clube falasse...e quando havia esplanada, com a telavisão cá fora e num mar de cadeiras só estava o Leite Braga a ver o notíciário...Pois o Rui Piçarra ia-se sentar atrás dele e pedia-lhe para se desviar, pois estava a ver mal...depois lá iamos roubar os fusíveis...depois de tantos fusíveis roubados, a direcçãp pôs um fio entre os dois polos; para nós até era mais fácil: era só dar um piparote e lá se ia o fio e a luz...e eu que ainda cheguei a chefe de "esquina"...

7:29 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Ah...mas eu lembro-me do ZE AFONSO ser Comandante de Castelo na altura do Prof. Amilcar que era de Falange e o Canas que tambem tinha uma boa patente.
Na MP ainda tentei andar de cavalo na GNR, mas a bicharada assustava-se comigo.
Claro que não tinha queda para aquilo. Chumbei nos cavalos e passei a ir fazer trabalhos manuais numa sala perto da cantina do Sr. Pinheiro lá no D.JoãoIII. Este Pinheiro era ca do Bairro.
Sobre o Leite Braga, la terei de acrescentar as rabulas....eheheheh

9:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sim senhor; o sr Pinheiro era lá do bairro e quando passava à mina porta eu dizia -Sr pineiro quero uma pautada; e ele respondia só teno quadriculadas; era ele quem vendia aquelas folas para os exercícios, para além das folhas de papel cavalinho...

9:24 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu também ia neste desfile, mas não estou na foto.

11:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Gim, vê o comentário ao teu cartâo do judo.

11:34 da tarde  
Blogger Péricles disse...

Passarei a aparecer de vez em quando.

11:43 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org