<

quarta-feira, 28 de maio de 2008

OS JOVENS DO BAIRRO

Como seria natural, vi varias fotos de gentes e não conheci ninguem.
O que é que eu queria mais?
Isto ate me acontece ao vivo, quando a caminho da minha aldeia milenária da Moura Morta, passo pelo Bairro a ver se vejo alguem conhecido. Aproveito então para meter a cabeça no Vasco da Gama, no Samambaia e no Centro ..... e nada. A patroa vai ao pão comprar uns papo secos numa padaria que para la montaram, onde era a sapataria, a barbearia do Simões Gerebisseman e a sala de bilhar do Abrigo. Até o talho do Cristo virou moda, mas a antiga peixaria do Ti Manel virou na tasca do Luis, há muitos anos.
Passo pelas ruas estreitas do nosso bairro, que naquela altura eram verdadeiras avenidas ... e hoje, até parece que o carro lá não cabe. Estas passagens fazem-me recordar quem la morava nos meus tempos de meninice e de adolescência e da-me força para fazer o levantamento dos jovens dos anos 50-60-70.

Etiquetas: , ,

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olhe, o Presidente do Centro, já há alguns anos, é filho do Rafael...Por lá vivem ou andam amiúde, por exemplo, o irmão mais novo da Graça Gaspar, o filho do Carlos Dias, o filho do Jorge Carvalho e da Gina Faustino,.... O Hugo Gonzaga, filho do Jorge Gonzaga, vive na casa que continua a ser do pai (Jorge Gonzaga) e que era dos avós, na Rua F.
Ah, e, jovem dos anos 50, já aí está o Jó-Jó...!

3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não sei se a Graça Gaspar é a Graça que eu penso, mas se o é, era mais miudas mais interessantes do Bairro. Fazia parar o pouco transito que circulava no Bairro. Todas as ruas tinham 2 sentidos, o que se não verifica agora.
O irmão mais novo, era como o outro mais velho, um bom jogador de basket da Académica.
Foi meu atleta Juvenil quando eu era lá Director.
Um abraço para a familia Gaspar.

5:11 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

O Álvaro tem toda a razão!
Refiro-me à Graça Gaspar, é claro.

Parava o pouco transito que havia e mais que houvesse.

Eu sei que não é disso que o post do Hilderico trata, mas o que sobressai é a lembrança da Graça que, de facto, era o orgulho do nosso Bairro que assim demonstrava que ali existiam miudas do outro mundo.

Ela que me perdoe, se ler isto, mas os elogios são para ser feitos.

Claro que as outras miudas do Bairro não lhe ficavam atrás. Todas elas tinham as suas virtudes, só que eram menos "visiveis"...

Rui Felicio

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

tu és de moura morta, uma aldeia entre castro Daire e Lamego??? Bela terra com uma bonita capela, ao lado esquerdo, quem vai no sentido indicado, ou estarei enganado???. Tenho uma amiga que é de Cujó....

6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Mario já vi que a geografia não é o teu forte. Existem 4 Mouras Mortas neste país. A minha, claro, a 37 Kms de Coimbra entre Poiares e Arganil, no Rio Alva e que é considerada a Capital Universal da Truta Fario.É esta que é ao lado da Ponte da Mucela,que é a terra da Francelina.
Uma outra entre Castro Daire e Lamego, a tal a que te referes Outra de Peso da Regua e uma que já desapareceu no Alentejo.
Velho Apache

8:53 da tarde  
Blogger velvitchia disse...

O Jorge Manuel Gonzaga mora na antiga rua H, actual rua Gonsalves Zarco

9:28 da tarde  
Blogger Fernando Beja disse...

Meus amigos, voçês falam da Graça Gaspar já regressada de Paris, não? (realmente uma elegância e um bem vestir... E a mãe, não era uma elegância, também?)
E a Graça quando era mais miúda? Não era giríssima? Bem me lembro, pois tive por ela uma paixão de todo o tamanho...
Cumprimentos para ela e família.

11:11 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org